18/05/2012
Vereador propõe construção de banheiros em praças públicas
O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou um projeto de lei que prevê a construção de banheiros públicos em obras de praças públicas em Cuiabá. A proposta, de acordo com o parlamentar, é possibilitar ao cidadão ter um espaço apropriado para fazer sua necessidade fisiológica durante o seu momento de lazer ou ao assistir uma apresentação cultural.

Em levantamento feito por sua assessoria, Toninho destaca que no momento nenhuma praça pública da capital mato-grossense possui banheiro voltado somente à população. À exceção fica para locais destinados a autoridades, artistas e apresentadores, estrutura esta construída, como por exemplo, na praça cultural do CPA II.

"Hoje poucas praças que foram construídas no passado possuem banheiros, assim mesmo só para autoridades, artistas e apresentadores. A população mesmo não disponibiliza de uma estrutura para fazer suas necessidades. A proposta é para que nos projetos de novas construções de praças públicas em Cuiabá seja incluído a construção de banheiros voltados para o público. É algo que irá ajudar a população, já que isso evitará que o cidadão de bem recorra a terrenos baldios ou matagais para não ser visto fazendo algo que pertence ao ser humano", afirma Toninho de Souza.

A preocupação do parlamentar estende também ao centro de Cuiabá, que não disponibiliza de banheiro público à população. De acordo com Toninho de Souza, é comum encontrar alguma pessoa fazendo necessidade em plena luz do dia no coração da capital de Mato Grosso. Para ele, isso se dá em função da ausência de um local estruturado e apropriado à população cuiabana.

"Cidade que irá ser sede de Copa do Mundo em 2014 ainda não disponibiliza de banheiro público à sua população e aos seus visitantes, turistas. É uma vergonha. Precisamos corrigir isso a tempo da realização da Copa do Mundo em Cuiabá. Temos quase dois anos para solucionarmos este problema", finalizou o parlamentar.

Assessoria de Gabinete