Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
31/05/2012
Câmara presta homenagem aos “Ítalo-cuiabanos”
Luiz Alves
Apresentações de canções, danças e poemas que resgatam a cultura italiana foram vistos pelos representantes da comunidade ítalo-brasileira que reside em Cuiabá, durante homenagem do Legislativo Municipal nesta quarta-feira (30-05).

A dança Tanrantella, oriunda da Tarântula, região da Itália, interpretada pelos alunos da Escola Ballet Caroline e o poema em homenagem a Névio Lotufo, que participou das comemorações no ano de 2011 e faleceu em outubro aos 80 anos, emocionaram a todos. 

O  vice-presidente da Câmara , Vereador Arnaldo Penha (PMDB) presidiu a solenidade que contou com a participação do secretário municipal cultura, Luiz Poção, a  vice-consulesa honorária do Consulado Italiano de Cuiabá, Carmelinda Ferrante,  Ubiratan Spinelli, ex-conselheiro do TCE-MT, Attilio Domenico Rondinelli, presidente da comunidade no município de Cuiabá .
Foram entregues 17 moções de aplausos a cada homenageado,  representando as família de imigrantes que vieram para Brasil e se instalaram na capital de Mato Grosso. 

A vice-consulesa lembrou, durante a solenidade, dos italianos que desembarcaram no navio de Santos-SP, quando chegaram à América. Apesar de estar tanto tempo em terras brasileiras, disse que nunca se esquece de suas origens, e possui um imenso arquivo da história de seu povo, que hoje conta com um local apropriado para expor fotos, objetos, quadros e documentos que resgatam a cultura italiana. ‘Hoje já podemos dizer que somos “Ítalo-cuiabanos” e guardamos a história que une este povo’, diz Carmelinda, se referindo ao local reservado para comunidade na Praça das Bandeiras.   

Attilio, que também recebeu a moção de aplauso, mencionou os trabalhos sociais realizados hoje na comunidade e agradeceu a homenagem prestada a ele e seus descendentes. 

Penha parabenizou lembrando-se de várias famílias que contribuíram diretamente no desenvolvimento da Capital. “Este é um povo aguerrido , que hoje partilha do meio político, arquitetônico, social de nossa cidade e em várias áreas  observa-se a participação de alguém que veio ou descente de italianos”, frisou o vice-presidente parabenizando. 

A comemoração também faz a uma alusão ao dia 2 de junho, quando comemora-se o dia da comunidade italiana no município de Cuiabá, lei intuída  no ano de 1997 pela Câmara Municipal.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.