05/06/2012
Câmara de Cuiabá recebe o Santo das Causas do Coração
Luiz Alves
Nesta manhã (05), a imagem de Santo Antônio, protetor dos pobres e famoso ‘Santo Casamenteiro’, chegou a Câmara de Cuiabá. A visita faz parte da programação religiosa da primeira festa de Santo Antônio, promovida pela paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

A visita à Câmara de Cuiabá, segundo o Frei Moacyr Malaquias Júnior, se deve à vida de Santo Antônio. Extremamente dedicado aos pobres, “Santo Antônio é um exemplo de devoção ao povo e aqui, como uma Casa de Leis, feita de representantes do povo, Santo Antônio vêm para inspirar os vereadores”.

O frei também lembrou que na atualidade, Deus tem sido excluído da vida pública. “É muito importante que um local público como este, dê espaço para a fé, pois a tendência pelo mundo é tirar Deus da vida pública”, frisou Moacyr Malaquias.

A secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara, Daniela Ribeiro Cardoso, explicou a importância da visita do Santo. “Como estamos no mês de junho, quando se homenageia Santo Antônio, buscamos manter as tradições da cidade, mas, além disso, trouxemos Ele aqui por representar essa intimidade que ele tem com o povo e que a Casa de Leis, também representa.

A festa de Santo Antônio teve início no dia 03 de junho e segue até o dia 17 de junho, com o grande almoço na paróquia Nossa Senhora da Guadalupe. A tradição de “Santo Casamenteiro” veio de Portugal, país de seu nascimento e, por isso, no dia 16 de junho mais de 30 casais irão participar do casamento comunitário na paróquia Guadalupe. São casais que já viviam juntos, mas que somente Santo Antônio conseguiu converter para a oficialização do matrimônio.

Luciana Oliveira Pereira

Fotos Relacionadas