Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
11/06/2012
Câmara de Cuiabá digitaliza documentos antigos
Luiz Alves
A atual Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá vem promovendo diversas ações de modernização dentro do Parlamento cuiabano. Dentre as inovações está a digitalização de documentos antigos. 

Com ponta pé inicial na Secretaria de Recursos Humanos (RH), onde se encontravam diversas informações sobre a vida funcional dos servidores, além de fichas financeiras, documentação dos vereadores que já legislaram no Parlamento Cuiabano, o cuidado com materiais antigos está sendo feito. Além de garantir a preservação física destes materiais, todos os documentos digitalizados estarão futuramente disponíveis de modo on line à comunidade. 

Num primeiro momento, serão digitalizados todos os documentos concernentes ao RH, mas depois, será a vez do material histórico e de memória da Secretaria de Cultura e Resgate Histórico. Por último, é a Secretaria de Apoio Legislativo que vai preservar sua documentação. 

Segundo a secretaria de Administração e Pessoal, Cristiane Sousa Silva, 70% dos documentos da área de RH já foram digitalizados. “Vamos ter assegurada todas as informações no sistema, mesmo que haja perda física, pois muitos documentos estão depreciados pelo tempo”, afirmou a Cristiane.

Outras ações de modernização e reestruturação estão vêm sendo promovidas gradualmente no Palácio Moreira Cabral. Entre elas, a garantia de acessibilidade com a reativação do elevador da Casa, parado há mais de oito anos. Agora, independente da condição física, inclusive portadores de necessidades especiais, terão assegurado seu direito de ir e vir nas dependências dos três pisos da Câmara.

Além do conserto do elevador, escadas foram substituídas por rampas, desde a entrada até as laterais do prédio, como o acesso à Sala de Imprensa Américo Lucas e ao auditório, Ana Maria do Couto May. Outra ação importante foi a reativação do Ambulatório Médico-Odontológico, que voltou a funcionar com uma equipe multidisciplinar que alia profissionais das áreas da medicina, odontologia, enfermagem e assistência social, garantindo melhor qualidade de vida aos servidores da Casa.

Para melhorar o tráfego de informações dentro do Parlamento, garantindo maior qualidade, segurança e agilidade nos processos de informatização, a Câmara de Cuiabá firmou uma parceria com o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso – Cepromat. Neste processo, todo o cabeamento da Casa de Leis foi reestruturado com fibras óticas para receber essa solução e equipamentos foram substituídos para atenderem às normas técnicas em TI. 

Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.