11/06/2012
Parlamento Cuiabano valoriza a tradição dos Festejos Juninos
Luiz Alves
artesã Vera Lúcia e seus bolos de arroz, queijo e francisquito
Para celebrar as tradicionais festas populares de santos, que correspondem às homenagens cristãs comemoradas no mês de junho, a Câmara de Cuiabá iniciou a semana reunindo artesãos que produzem “quitutes juninos regionais”, no saguão do Palácio Moreira Cabral.

A exposição “Delícias Juninas” celebra, através de variada gastronomia, Santo Antônio, comemorado no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29 de junho. A comemoração brasileira é uma tradição que veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de "Santos Populares".

Vera Lúcia S. da Silva, que expõe há 6 anos em feiras tradicionais da Capital, trouxe o bolo de arroz, de queijo e o Francisquito, nas versões, erva-doce, limão e natural, além de bolos de milho, para serem comercializados com valores entre R2,00 a cerca de R$ 60,00. Este investimento maior pode ser feito para a compra da Cesta Especial do Dia dos Namorados, comemorado nesta terça-feira (12).

Já a representante dos Quilombolas do Morro Cortado, localizado na região de Poconé, Verônica C. Cabral, trouxe diversas produções dessa comunidade. São as tradicionais Balas de Banana, a Banana Frita, mel, o Cone de Chocolate, com 9 diferentes sabores tropicais e as Cachaças de Alambique, que são produzidas pela comunidade sob a supervisão da Embrapa. Estas, estão sendo comercializados pelo valor de R$ 23.

Segundo Verônica, os quilombolas se organizaram a cerca de 10 anos, com o intuito de “valorizarem seus produtos e gerarem renda” para a comunidade. Atualmente são 12 pessoas envolvidas diretamente com os produtos regionais, dividindo-se nas tarefas de plantio e colheita de cana e das bananas, destilação e produção de doces.

A tapioca também está presente na exposição da Câmara, pelas mãos de José Maria e sua esposa. O casal já tem uma história de mais de 12 anos produzindo o quitute, tradicional nas feiras populares da cidade. Outra delícia típica das festas juninas, disponível na Câmara, é a Canjica e o Arroz Doce.

A exposição, que começou hoje (11) e segue até o dia 22, culmina com a apresentação da Quadrilha Caipira, executada pelos servidores da Casa. A quadrilha contará com 10 casais, que se apresentarão a partir das 19horas. Mas a festa deste ano traz outra novidade, a participação da quadrilha junina protagonizada pelos cadeirantes, servidores da Câmara.

Todos que quiserem experimentar as Delícias Juninas da Câmara poderão visitá-la das 7h30 às 13h, durante estas duas semanas. Além disso, todos estão convidados para prestigiar a grande Festa Junina, promovida pela Associação dos Servidores da Câmara – ASSCAMUC, que acontece no dia 22 de junho.

Luciana Oliveira Pereira