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11/07/2012
Membros do ‘Programa Escola com Saúde’ recebem Moção de Aplausos
Luiz Alves
Sessão solene em homenagem aos funcionários do Programa Escola com Saúde
Funcionários do ‘Programa Escola com Saúde’ foram congratulados pela Câmara Municipal de Cuiabá pelo desenvolvimento desta ação multissetorial das Secretarias de Educação e de Saúde da Capital. As Moções de Aplausos que receberam foram em virtude da contribuição profissional para a formação integral dos estudantes que compõem a rede municipal de ensino. 

A Sessão Solene, realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Plenário das Deliberações, foi requerida pelo vereador Edivá Alves (PSD), ex-gestor da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

Edivá parabenizou a todos os presentes ao evento, esclarecendo que esta homenagem é simples e sem alarde, mas que serve de incentivo a estes profissionais pelo brilhante trabalho que desenvolvem no dia-a-dia. O parlamentar relembrou os primórdios do atual Programa, que, em Cuiabá, só fora implementado em junho de 2008, através do Decreto Nº 4.684. Sua gênese está assentada anos atrás, no ‘Saúde do Escolar’, ação desenvolvida com recursos federais à época em que Edivá presidia a pasta.

Anteriormente, eram detectadas apenas as deficiências visuais e auditivas em determinados alunos. Tais situações, na maioria das vezes desconhecidas pelo educador, eram responsáveis pelo baixo rendimento escolar dos mesmos, em decorrência das óbvias restrições sensoriais, as quais têm a função de percepção e apreensão dos elementos do ambiente externo.

Hoje, as equipes de profissionais especializados do Programa Escola com Saúde atuam em muitas outras áreas, tais como: avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial, saúde e higiene bucal, promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos escolares e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos. 

A Coordenadora do Programa, Valéria de Oliveira, agradeceu às equipes e disse que acima do salário está a responsabilidade com as crianças. Esse programa não trabalha apenas com a saúde física, mas também com a mental.

Representando o Secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, a Coordenadora de Educação e Saúde, Marlene Leite, falou que a equipe do Programa desenvolve trabalho de promoção e prevenção; que trabalha com a humanização, integrando Educação e Saúde, que se reflete no rendimento escolar dos alunos.

A Nutricionista do Programa, Inês Morena Preza, disse que “o reconhecimento é primordial, um estímulo ao trabalho”. Ela ainda esclarece que “saúde não é apenas a ausência de doenças, mas o bem-estar integral (físico, mental, social...)”, em reforço aos resultados práticos atingidos pelo Programa, que beneficiam toda a comunidade escolar (corpos discentes e docentes das escolas, pais e mães, etc.). 

O Diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga, enalteceu o Programa Escola com Saúde e toda sua equipe. Em sua análise, o diretor assevera que muitas críticas direcionadas veementemente à Saúde municipal são injustas. Gilberto reconhece e entende que, a despeito de fatores a serem corrigidos, em nível nacional – principalmente os referentes à valorização dos profissionais do setor –, devem ser observados a abrangência e eficiência de Programas como este, que investem na prevenção. 
“Aqui, compulsoriamente, as crianças são procuradas, os problemas são identificados e solucionados... Elas não precisam ir a lugar nenhum, pois os funcionários do Programa vão até elas”, diz Fraga. Então, conclui, “não dá para dissociar os avanços na área da saúde do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação”. 

A Diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral – aniversariante do dia –, disse que “quem milita na área da Educação e da Saúde tem que ter amor pelo que faz”. Ela teceu agradecimentos às equipes pioneiras e atuais, enfatizando a contribuição profissional e pessoal de cada integrante, atribuindo aos mesmos “perfis certos para as funções certas”. 
Conforme sintetiza, o que vale a pena ao longo dos seus 28 anos de atuação nesse campo é “a certeza do dever cumprido; a satisfação em ver as crianças felizes ao serem atendidas”.

Também utilizaram a tribuna, em representação a todos os homenageados, o Técnico em Saúde, Vasco de Vasconcelos e Hugolina Cesária da Cruz.

O Programa auxilia estudantes com deficiência nos sentidos da percepção

No organismo humano, o Sistema Sensorial (integrante do sistema nervoso) é a parte do cérebro envolvido no processamento das informações. Os sentidos (a visão, audição, tato, paladar e olfato) são traduções do mundo físico para a mente. 

A visão é um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que nos dá significado para os objectos, conceitos e ideias. A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada "comunicação visual". Os humanos empregam-na desde o amanhecer dos tempos. Na realidade, ela é predadora de todas as linguagens escritas. 

A audição normal é importante para o desenvolvimento adequado da fala e linguagem. Alterações auditivas, mesmo pequenas e transitórias, podem estar associadas a distúrbios da fala e do aprendizado. Na verdade, o estímulo auditivo é importante não apenas para o desenvolvimento da linguagem, mas também para uma adequada interação da criança com o meio. 

O mecanismo de aquisição de linguagem antecede em muito o aparecimento da própria linguagem. A criança já nasce capaz de escutar. É neste momento que sua linguagem começa a se desenvolver, e a estimulação auditiva é importante para isso. Quanto mais cedo for identificado o tipo de perda auditiva e iniciado o tratamento ou adaptação, menores serão as sequelas para a linguagem.

Tapaiúna Fraga



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