01/10/2007
Câmara realiza solenidade pelo Dia do Vereador
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Sede da Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio do presidente da Casa, vereador Lutero Ponce de Arruda (PMDB) realiza nesta segunda-feira (01), uma sessão solene em comemoração ao “Dia Nacional do Vereador”, que ocorrerá com outorga de certificados aos 19 parlamentares e a todos os ex-vereadores desde a criação da Câmara Municipal de Cuiabá.

O evento acontecerá no Centro de Eventos Pantanal – Auditório das Borboletas, às 19h30 e contará com a presença de autoridades locais e familiares dos vereadores.

A data, que se tornou um marco das atividades desenvolvidas por um vereador foi efetivada através da lei 7.212/84.

Um conjunto de atividades intensas marca a vida de um vereador, cuja função principal é fiscalizar os atos do Poder Executivo, ou seja, do prefeito, e apresentar propostas que serão apreciadas pelo Poder Legislativo, podendo ou não virar leis municipais, além de verificar se as já existentes estão sendo cumpridas. O trabalho do vereador não consiste em realizar obras, fazer assistência, como muitos pensam.

A função de executar obras e administrar a cidade é do prefeito. A fiscalização dos atos do prefeito deve ser feita pelo vereador, porque tais atos são autorizados pelos próprios vereadores. É também tarefa do vereador verificar se as verbas estão corretas, se as obras estão sendo bem realizadas, ou seja, se o prefeito está aplicando devidamente o dinheiro da municipalidade.

Com a redemocratização do país, que amplia a liberdade de expressão, fez crescer o questionamento em torno das instituições. Nenhuma delas tem sido tão crivada pela opinião pública quanto o legislativo, em todos os seus níveis. É bom esclarecer que a rotina de trabalho de um vereador envolve muitas atividades.

Uma é a ação do vereador nas votações e discussões em plenário, onde são travados os grandes debates.
O vereador exerce sua posição política com pronunciamentos, votando os projetos de lei e defendendo propostas. Cada vereador é eleito por um partido e tem de estar em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários, através das reuniões de bancada, de diretório e das discussões de estratégias políticas.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!