25/09/2012
Audiência Pública discutirá situação fundiária da zona rural de Cuiabá
Luiz Alves
Vereador Adevair Cabral, que propôs a audiência
A Câmara de Cuiabá promove amanhã (26), às 9 horas, a audiência pública que discutirá a situação fundiária da zona rural de Cuiabá. Segundo o vereador Adevair Cabral (PDT), que propôs o debate, os assentamentos da Capital estão com uma série de demandas e dificuldades.

“Abrimos este espaço na Tribuna para que os assentados possam falar sobre todas as demandas, que são muitas, como falta de água, de assistência técnica, documentação, entre tantas outras, para depois darmos o encaminhamento necessário”, explicou Adevair.

Somente na Gleba 22 de Abril, localizada na região do bairro Pedra 90, são 236 famílias sem nenhuma assistência. Eles foram despejados da área ocupada há mais de 7 anos e aguardam uma resolução por parte do governo do Estado.

“Foi realizada uma audiência pública na Assembleia, quando receberam o apoio de deputados e, o governo do Estado reconheceu seus direitos, agora aguardam uma resolução. De qualquer forma, apesar de ser competência do Intermat, o problema é dentro do município e precisamos do apoio dos vereadores”, frisou Marioney Pedroso de Almeida, Diretor de Políticas de Segurança e Cidadania da Secretaria de Esporte e Cidadania de Cuiabá.

Atualmente os assentados, que são pequenos produtores, necessitam regularizar urgentemente seus lotes para conseguir produzir alimentos e garantir renda e ainda, ter acesso a recursos financeiros. Além disso, o problema se estende a toda infra-estrutura, pois alguns não têm sequer como captar água.

“Como nós estamos dentro de Cuiabá, é muito importante que a sociedade e os vereadores tomem ciência da nossa situação, de todos os assentamentos que existem aqui e sua condição atual, para apoiarem a causa”, defendeu Gaspar Zeferino R Costa, presidente da Cooperativa de Agricultores Mato-grossenses.

Representantes da Defensoria Pública, do Intermat, da Pastoral da Terra, do Movimento dos Sem Terra, da Prefeitura de Cuiabá e Assembleia Legislativa foram convidados a participar do debate.

Luciana Oliveira Pereira