27/09/2012
Ambulatório da Câmara promove palestra educativa sobre diabetes
Luiz Alves
Platéia da palestra sobre Diabetes
Esclarecimentos sobre o que é o diabetes, as importantes funções que a insulina exerce no organismo e a importância do cuidado com a saúde, com a alimentação e os exercícios físicos regulares para prevenir a doença, foram os temas abordados durante palestra realizada nesta manhã (27), na Câmara de Cuiabá.

O evento educativo contou com a participação dos servidores e cidadãos que estavam na sede do Legislativo Municipal. Segundo o palestrante, Marcos Ormond dos Santos, farmacêutico parceiro no evento, os principais sintomas da doença são o aumento do volume e da freqüência urinária; a sede constante; o emagrecimento; a fraqueza e a tontura.

Marcos foi convidado pela equipe do ambulatório da Câmara para esclarecer sobre a doença e ainda distribuiu brindes aos presentes. O farmacêutico aprovou a iniciativa da Casa. “O convite foi muito bom, pois esse é um assunto que precisamos conversar. As pessoas têm muito medo de falar de doença e a palestra é uma forma de deixar o assunto mais leve. A informação ajuda muito na prevenção”, concluiu.

O servidor Valter Rodrigues Malheiros, de 60 anos, participou da palestra e aproveitou para conhecer melhor o assunto. “Achei muito boa, é interessante para estarmos bem informados e não ficarem dúvida sobre sintomas e a possibilidade da doença”, explicou.

Para Creuza Pereira F. da Penha, que trabalha na Casa há 20 anos, a palestra foi muito importante para seu dia-a-dia. “Assim a gente aprende mais. Tirei dúvidas, pois tem muita coisa que comemos e não sabemos ao certo até que ponto faz bem”, frisou a servidora.

A drogaria parceira no evento oportunizou ainda aos presentes a realização do teste que avalia a taxa de açúcar no sangue – Teste Glicemia Capilar, o que atraiu mais participantes, como Wilson Lima, “a palestra foi boa, mas o que mais me interessou foi o teste, que nunca tinha feito na vida”, declarou.

O diabetes foi escolhido como tema da palestra devido ao número de diabéticos na Câmara, mas também, pela proximidade do Dia Mundial, comemorado em 14 de novembro. A equipe do ambulatório médico-odontológico pretende estender o programa de palestras educativas.

Luciana Oliveira Pereira