24/10/2012
Câmara promove palestra contra o câncer de mama
Luiz Alves
Em parceria com a Associação Mtmamma Amigos do Peito, a Câmara de Cuiabá, através do Ambulatório Médico-Odontológico, promoveu nesta terça-feira (23), a palestra “Saúde das Mamas”, um evento comemorativo do movimento Outubro Rosa.

Neste mês, diversas instituições estão unidas em prol do combate ao câncer de mama, o segundo maior tipo de câncer que acomete as brasileiras. Conforme vem realizando, a equipe da associação trouxe informações e esclareceu dúvidas dos presentes ao encontro.

“Percebo que falar sobre câncer de mama é muito amplo, mas como se detecta este câncer é hoje o grande motivo de estarmos aqui”, esclareceu o médico Lauzamar R. Salomão Júnior, que entre outros dados, mostrou que o número de casos tem crescido 22% a cada ano.

Como forma de prevenir este câncer, homens e mulheres devem evitar o excesso de peso, a ingestão de álcool e o tabagismo, além da exposição à radiação ionizante e manter a pratica regular de exercícios físicos.

A voluntária e assistida do Mtmamma, Adriana Catelli, frisou a importância do entendimento dos homens sobre o assunto, que também podem ter a doença e, sobre a capacidade deles para apoiar suas companheiras, quando recebem o diagnóstico. “Essa também é uma causa dos homens e quando todos eles colocarem esta fita rosa (que representa o combate ao câncer), estaremos ganhando muito”!

Adriana, que teve a doença e está em fase de recuperação, contou que enquanto realizava tratamento no Centro de Reabilitação, compartilhou com outras mulheres a luta de dois homens que também combatiam o câncer de mama. Apesar da incidência ser muito baixa entre os homens, ela também os acomete.

O palestrante esclareceu que é muito importante que as pessoas conheçam o próprio corpo e que façam o autoexame. Segundo ele, sinais na mama como vermelhidão; dores constantes; saída de fluídos semelhantes a sangue; aparecimento de buracos ou protuberâncias ou ainda, veias que crescem em demasia, são alertas para a procura de um médico.

Atualmente, 65 % dos casos diagnosticados são por acaso, mas 35% são por conta do autoexame - uma ferramenta que auxilia a conter o desenvolvimento do câncer. “O conhecimento sobre a doença e o autoexame são fundamentais, pois auxiliam na detecção da doença para que se inicie o quanto antes o tratamento, aumentando significadamente as chances de cura da doença”, explicou Ericson J. Camargo, odontólogo da equipe do Ambulatório.

A palestra, além de trazer informações e uma excelente oportunidade de esclarecer dúvidas, contou com apresentações artísticas de programas municipais e ainda, realizou sorteio de brindes.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app