04/10/2007
Ong vai acionar judicialmente o município
A ONG GASP “Corações Amigos” vai entrar com ação no Ministério Público contra o município de Cuiabá pela mudança da sede do Serviço de Atendimento Especializado as PVHA (Pessoas vivendo com HIV/AIDS) A mudança foi realizada no dia 3 de outubro às 18h00min horas, da Avenida Filinto Muller para o bairro Santa Cruz. A denúncia foi apresentada na Câmara Municipal de Cuiabá, no espaço da Tribuna Livre, ocupado pela presidente da entidade, Leiry Maria Rodrigues.

Leiry explicou aos vereadores que o SAE de Cuiabá, funcionava na Avenida Miguel Sutil, bairro Jardim Paulista, em um prédio que não era o adequado para o atendimento que se pretende de um serviço ambulatorial. Mas atendia as mínimas necessidades dos seus usuários, com consultas médicas, psicológicas, nutricionais e liberação de medicamentos entre outros.

“Ocorre que no início da gestão do atual prefeito, a então secretária de Saúde providenciou a mudança do SAE para, segundo ela, um local que atendesse as reais necessidades que o órgão demandava”, explicou.

O SAWE foi transferido para o atual imóvel situado à Avenida Filinto Muller, nº. 1804, no bairro do Quilombo. ”Na realidade saímos de um prédio ruim para um pior tivemos o prejuízo no atendimento aos usuários. Sem contar que o imóvel foi reprovado pela vigilância sanitária, por não ter as mínimas condições de atendimento ambulatorial”, disse.

Segundo os membros da ONG Tentou-se a unificação do SAE com o Hospital Júlio Muller, que não vingou; depois a construção da sede própria do SAE junto a Policlínica do Planalto, que também não se concretizou. E agora propõe a construção do SAE junto ao Centro de Saúde do Grande terceiro, uma medida que atende ás reivindicações nossas de controle social.

Mas a construção deve levar pelo menos quatro meses, entre licitação e construção do prédio e nesse período p SAE deverá ficar no prédio cedido no bairro santa Cruz. Esse imóvel está localizado há mais ou menos 800 metros da avenida Arquimedes Pereira Lima. E as PVHA que são usuárias do SAE, na sua esmagadora maioria utilizam o transporte coletivo para se dirigir até o serviço, sem contar que muitas vezes estão debilitadas tendo que aguardar muitas horas nos pontos de ônibus ou ter que caminhar 1600 metros para chegar à sede.

“A ONG GASP Corações Amigos juntamente com o Fórum de Unges Aids de Mato Grosso exigem a permanência do serviço de assistência especializado de Cuiabá no atual prédio onde se encontra instalado e que a remoção/mudança só se dê quando da conclusão das obras do anexo do centro de Saúde do Grande Terceiro”, declarou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro