28/11/2012
Ambulatório divulga pesquisa sobre perfil dos servidores
Luiz Alves
Palestra sobre Diabetes, promovida pelo ambulatório
O ambulatório médico-odontológico da Câmara de Cuiabá divulgou uma pesquisa sobre o perfil dos servidores da Casa de Leis. O objetivo foi subsidiar o planejamento das ações assistências e de promoção em saúde junto aos servidores. A pesquisa amostral é de cunho quali-quantitativa e foi respondida por 180 pessoas, que na sua maioria (75%) estão na faixa etária entre 26 e 55 anos.

Entre os respondentes, 48% são comissionados; 33% efetivos, 15% não responderam; 2% são vereadores e os 2% restantes são terceirizados. Em termos de escolaridade, 54% têm nível superior ou pós-graduação e 34% tem nível médio. 40% tem acesso ao setor de saúde através de convênios médicos; 34% utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) e 21% particulares.

Com relação a consultas periódicas, 53% consultaram um médico há menos de 6 meses e 27% entre 6 meses a 1 ano. A faixa de 69% dos entrevistados fez uma consulta odontológica há menos de 1 ano. 53% dos respondentes realizaram exames médicos a menos de 6 meses e 55% já realizaram algum tipo de cirurgia.

Quando indagados sobre seus hábitos, 56% afirmaram não praticar nenhuma atividade física; 33% fazem uso contínuo de medicamentos; 7% são fumantes; 47% consomem bebida alcoólica e, dentre estes, 91% o fazem aos finais de semana e 7% de 2 a 3 vezes na semana.

Um total de 35% dos respondentes possui histórico familiar de doença cardiovascular; 12% são portadores de Diabetes Mellitus; 22% são possuem hipertensão; 7% são cardiopatas e 32% apresentam algum tipo de alergia. 12% dos servidores, apesar de alegarem que possuem algum outro tipo de doença, não a especificaram.

A última questão da pesquisa indagou sobre a satisfação dos servidores com relação ao seu ambiente de trabalho e 57% dos entrevistados o classificaram como Bom; 29% como Ótimo e 10% como Regular.

A partir destes dados, o ambulatório vem trabalhando com a conscientização e educação para a saúde dos servidores, tanto através de acompanhamento cotidiano como desenvolvendo atividades e palestras, como a realizada em setembro sobre o diabetes ou em agosto, sobre os males do tabagismo.

Luciana Oliveira Pereira