11/12/2012
Artesãs de São José do Rio Claro expõem na Câmara
Luiz Alves
Há 3 anos quatro mulheres resolveram se unir para trabalhar com material extraído da mata. “Tentamos usar o que a natureza nos dá, sem destruir nada”, explicou Vilma Ferreira da Silva, que há 9 anos produz as peças com sementes, cascas e cipó.

Hoje, reunidas no grupo “Rio Claro Artes”, as artesãs saem com suas bicicletas e percorrem de 10 a 20 quilômetros coletando material extraído da mata.  A partir da contribuição de árvores como Cedro, Jacarandá, Perobinha, João Bravo, Olho de Cobra, Açaí, Pau Brasil e Copaíba, as artesãs fabricam quadros, arranjos, vasos, porta-chaves e grandes telas que unem cores e formas para expressar a singeleza da natureza.

Maria das Graças de Alcântara, de 58 anos, foi aprendiz de Vilma e se diz curada de uma depressão a partir do trabalho com a natureza. “Comecei fazendo arranjos, parti para os quadros e começamos a viajar. Hoje, converso e dou risadas, fazendo sempre meu trabalho com amor”, comemorou Graça.

As artistas já apresentaram seus trabalhos em outras instituições, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, mas já tiveram peças levadas para a Itália, os Estados Unidos e a Alemanha. Para expandir seus horizontes e divulgar as belezas do Estado, o grupo pretende expor fora de Mato Grosso.
A exposição na Câmara pode ser visitada no horário comercial e segue até a sexta-feira (14), reunindo mais de 70 peças, com valores que variam de R$ 10 a R$ 500.

Luciana Oliveira Pereira