12/12/2012
Audiência Pública da Saúde de Cuiabá mostra ampliação de recursos para 2013
Luiz Alves
Aconteceu nesta manhã (12), no Plenário da Câmara de Cuiabá, a Audiência Pública para apresentação do Relatório de Acompanhamento das Informações Trimestrais de 2011 e 2012 da Secretaria de Saúde. Huark Douglas Correia, secretário da Pasta, mostrou como vem gerindo os recursos para a melhoria de toda rede municipal.

Números sobre os atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade; os serviços nas policlínicas; ampliação no número de leitos hospitalares foram apresentados, com destaque para a situação do Pronto Socorro. Hoje, o hospital atende entre 6 a 8 mil pessoas por mês, com um custo mensal de R$ 5 milhões de reais. Segundo Huark, 31% dos atendidos são do interior do Estado ou cidades de países próximos à Capital.

Uma crítica feita pelo secretário diz respeito às dificuldades geradas pela sobrecarga vinda de Várzea Grande. “O sistema de saúde vem se deteriorando e, isso, tem prejudicado o cidadão cuiabano. Se Várzea Grande não crescer junto conosco, não tem como Cuiabá bancar esses atendimentos sozinho”, frisou.

De acordo com os dados apresentados, o orçamento de 2011, previsto para R$ 306 milhões, teve que receber suplementação, pois atingiu custos no valor de R$ 350 milhões de reais. Apesar de 2012 ainda não fechar completamente, a previsão orçamentária está em R$ 352 milhões. E, 2013, a partir da captação de recursos do Ministério da Saúde, garantindo a ampliação de investimentos, já conta com R$ 490 milhões de reais.

Para o secretário de saúde, os destaques no trabalho realizado nesta ano ficaram com o Programa de Urgência e Emergências, que através de uma parceria com o Estado, incrementou o teto e acabou contemplando o Pronto Socorro e suas melhorias. Outro ponto é o atendimento do Rede Cegonha, em parceria com o Governo Federal, voltado ás gestantes.

O vereador Paulo Borges (PSDB), que presidiu a audiência e fez uma análise do relatório, enquanto presidente da Comissão de Saúde da Câmara, se mostrou satisfeito com a apresentação.
“Constatamos que o município de Cuiabá está fazendo o dever de casa e cumprindo com os 15% que determina a Constituição, inclusive, indo além e chegando a investir 22%. Aqui a saúde está enxuta e a administração vem buscando melhorar as condições do Pronto Socorro, mas estamos limitados. Se houvesse maior interesse do Estado e da União, a saúde de Cuiabá com certeza estaria melhor”, defendeu.

Estiveram presentes à audiência, integrantes da equipe do secretário Huark, entre eles, Dânia Estela Gomes Penha, diretora financeira da pasta; Nilma Maria e Sandra Anunciação, assessoras de planejamento; Silvia Lidia Albuquerque, cordenadora de saúde bucal; Marlene Leite, Assessora técnica; Arlete Lima, Diretora de Atenção Básica e, Michelly K. Oliveira Rosa, diretora de atenção secundária.

Luciana Oliveira Pereira