08/02/2013
Rede de transmissão de Alta Tensão é tema da tribuna livre

A instalação da Rede de Transmissão de alta tensão no bairro Santa Amália com objetivo de fornecer energia para o Distrito da Guia, em Cuiabá, foi tema da Tribuna Livre da sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Cuiabá. O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Rowel Araújo, solicitou apoio dos vereadores para  assegurar  que a liminar  que suspendeu a obra seja mantida.

Rowel relatou que  as obras  contrariam Lei Federal nº 10.257 , não possuem Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança e representam risco para as famílias do bairro Santa Amália. “A rede de alto nível de tensão e exposição ao campo magnético é prejudicial  a saúde, pode  provocar leucemia e risco para quem possui marca-passo e restringe o direito de ir e vir”, desabafa.

A comunidade também esta preocupada com a desvalorização imobiliária já que as moradias terão, em suas calçadas, um poste de 26 metros fixados. Rowel entende que as obras estão em desacordo com a Norma Técnica nº 54/22, que estabelece parâmetros mínimos para fixação dos postes cuja largura mínima é de 30 metros, 15 metros para cada lado do eixo. A rede já possui 11 postes construídos no bairro que transmitirá 138 kV com previsão de mais quatro na rua Rouxinol.

O líder comunitário assegura que o apoio dos 25 vereadores com ampla discussão com todos os segmentos envolvidos será fundamental para assegurar a manutenção da liminar que interrompeu as obras até a conclusão do Estudo de Impacto de Vizinhança e apresentação das medidas mitigadoras e compensatórias dos impactos negativos constatados.

Roseli Cordeiro