19/02/2013
“Policlínica do Planalto poderia ser interditada”, diz Saad

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Ricardo Saad (PSDB), apresentou durante a sessão plenária desta terça-feira (19) relatório parcial da “Rota da Saúde”, que começou na última sexta-feira (15).

O parlamentar afirma que se surpreendeu com a atual situação da saúde pública do município. “Eu tinha uma perspectiva diferente do que nós encontramos. Achava que estava um pouco melhor, mas a situação está muito crítica”, disparou o tucano fazendo referência à policlínica do Planalto.
Para o vereador, o prédio poderia ser interditado facilmente, já que se encontra em péssimas condições estruturais e de higiene. “Esse lugar está incompatível para realizar atendimento médico.

Essa policlínica está passível de interdição da vigilância sanitária. A situação lá está muito feia. A vigilância tem que ir lá interditar, mas infelizmente quem vai perder é a população. Então, é melhor mantê-la aberta, por isso que não faço a denúncia”.

Além da policlínica do Planalto, Saad, acompanhado dos vereadores Renivaldo Nascimento e Oseas Machado, vice-presidente e membro da Comissão, respectivamente, também visitaram a policlínica do bairro Verdão.

A principal demanda da unidade é ausência de médicos, o que tem dificultado o fechamento das escalas de plantões noturnos e de finais de semana. A baixa remuneração seria o motivo da dificuldade na contratação.

O parlamentar ainda se indignou com o fato de as unidades de saúde não oferecerem exames ultrassom. As policlínicas de Cuiabá só realizam exames de laboratório e raio-x.

Como que uma policlínica ainda não realiza este tipo de exame? Isso pode atrasar o tratamento de um paciente porque ele vai lá, consulta e o médico o encaminha para a Central de Regulação para fazer a ultrassom e lá você espera 60, 90 dias para fazer o exame. Agora você imagina uma mulher grávida esperar tudo isso. Vou fazer o maior esforço para reverter isso”, critica.

A Comissão irá percorrer as quatro demais policlínicas nesta sexta-feira (22). A intenção do grupo é fiscalizar todas as unidades de saúde da Capital no período de um mês. Na próxima semana, começam as visitas às unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

Após o término deste trabalho, será elaborado um relatório final qual a ser encaminhado para o prefeito Mauro Mendes (PSB) e com cópia para o secretário de Saúde, Kamil Fares. A Comissão dará um prazo de 60 dias para que o Executivo comece a tomar as providências cabíveis. Caso não seja feito nada, Saad afirma que fará a denúncias aos órgãos competentes e ainda pedirá a substituição do secretário.

“O descaso com a nossa população é muito grande. Isso não pode permanecer assim. O vereador tem força para denunciar, afinal, somos os fiscais do povo. Vou entregar o relatório e dar um prazo para que eles tomem as providências cabíveis. Caso isso não aconteça, vou pedir a cabeça do secretário e buscar os órgãos competentes”.

REPASSES – Saad ainda aproveitou seu espaço em plenário para denunciar o atraso, por parte do Governo do Estado e da Prefeitura no repasse para os hospitais conveniados do Sistema Único e Saúde (SUS).

De acordo com ele, o recurso oriundo do Ministério da Saúde entrou há uma semana, contudo, ainda não foi repassado aos hospitais. Desta forma, os anestesistas já estão se organizando para entrar em greve.

Kamila Arruda- Assessoria de Gabinete