20/02/2013
Prefeitura terá 90 dias para sancionar "Lei da Fila"

Ao ter projeto de sua autoria aprovada pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira, o vereador Toninho de Souza (PSD) aguarda  pela sanção do prefeito Mauro Mendes (PSB) da "Lei da Fila", que prevê atendimento de até 15 minutos em todos os órgãos municipais. O chefe do Executivo municipal tem um prazo de 90 dias para regularizar o projeto de lei, que teve a  aprovação de 14 dos 25 vereadores. Para Toninho de Souza, a "Lei da  Fila" chega em um momento em que a população de Cuiabá quer mais do nunca celeridade nos atendimentos em secretarias ou autarquias.

"Com as obras em andamento a Copa do Mundo em Cuiabá as pessoas não estão conseguindo chegar a tempo no serviço e muito menos para realizar afazeres particulares como ir ao banco e ou na prefeitura para resolver alguma pendência com o município. E importante para o município realizar um serviço a contento da população, já que o cidadão não deixa de ser um cliente da prefeitura. Mais do nunca as pessoas cobram rapidez para serem atendidas", destaca o parlamentar, que havia apresentado o projeto aprovado na legislatura passada, quando centenas de pessoas procuraram a extinta Sanecap para quitar dívidas atrasadas. Na época, Toninho foi procurado por populares reclamando da grande demora para serem atendidos em uma ação de interesse da própria administração publica. "Não é por que o serviço é público que precisa ser feito de mau jeito. Precisamos ter atendimento igual o setor privado", complementou o autor do projeto, que foi baseado na lei da fila das agencias bancarias.

A fiscalização da "Lei da Fila" em Cuiabá será feita pelo próprio contribuinte, denunciando o seu não cumprimento por parte dos órgãos municipais ä Ouvidoria do município. Vereador Toninho de Souza destaca que a tendência, uma vez cumprida ao pé da letra, a lei tende a ajudar a prefeitura de Cuiabá a arrecadar muito mais. "Se for cumprida, a lei tende a levar as pessoas a procurar ainda mais os serviços prestados pela prefeitura", finalizou.

Luiz Esmael