Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/02/2013
Feirantes terão 90 dias para desocupar Centro Atacadista do Verdão
Os permissionários do Centro Atacadista de Cuiabá, localizado no bairro Verdão, terão 90 dias de prazo para desocupar a área. A remoção os feirantes é por conta das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. No local, será construído o estacionamento da Arena Pantanal. Na tribuna livre da sessão plenária desta terça-feira (26), o presidente da Associação dos Permissionários, Luciano  Souza José, declarou que os trabalhadores vão resistir à ação de retirada, caso não tenham definição.

 O prefeito Mauro Mendes (PSB) se reuniu com o governador Silval Barbosa (PMDB), para discutir alternativas viáveis de novos locais que podem abrigar os feirantes, mas até o momento nenhuma proposta concreta foi apresentada.

 O segmento atacadista de hortifrutigranjeiros da capital é responsável por abastecer de frutas e verduras de todos os supermercados e feiras livres da grande Cuiabá, e a maioria dos comércio nos demais municípios de Mato Grosso. Este setor na capital comercializa a produção de mais de 2.000 pequenos produtores.

O terminal Atacadista de Cuiabá é o principal centro de distribuição deste setor, com 10.000m² de área de venda, mais de 200 empresas que geram 1.200 empregos diretos.

A TAC é uma área pública do município de Cuiabá, Instalado desde 1994 neste local, em caráter provisório. Quanto à transferência a PMC se comprometeu junto ao setor, em construir um terminal atacadista definitivo. O que não ocorreu até o momento.

Com o advento da Copa do Mundo em Cuiabá o município assumiu o compromisso junto ao Governo de Estado e a FIFA de transferir o Terminal para outro local. A transferência começou a ser discutida em 2009, pouco avanço teve até o momento.

Segundo o presidente da Associação dos Permissionários do Terminal APETAC, Luciano Souza José a categoria pediu ao Prefeito Mauro Mendes, quando estava apenas na condição de candidato um compromisso de apoio no processo de transferência do atual Terminal; dar andamento na proposta firmada pela PMC com a APETAC, a participação dos permissionários em todas as fases do processo de transferência (escolha da área, planejamento, projeto executivo, construção e gestão do novo terminal).

“O principal compromisso estabelecido entre as partes e que consta em documento foi para que a transferência do terminal seja efetivada após a obra concluída e aprovada pelos órgãos competentes”, relembra Luciano.


Roseli Cordeiro


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.