08/03/2013
Valorização da mulher, um direito indiscutível
O que seria de nós sem as mulheres? Essa indagação parece ser tão comum, e logo as respostas aparecem: “Sem elas não nasceríamos, não seríamos cuidados com o carinho maternal, não teríamos a parte subjetiva em nossas ações e caráter”. Mas ao avaliar esta realidade, levanto a seguinte reflexão: “o que faz a mulher especial não são suas particularidades femininas, e sim ser tratada com igualdade”.

A igualdade de tratamento e valorização são umas das principais lutas feministas, onde a mulher quer ser vista por sua capacidade de competir por espaços na sociedade sendo ela mesma, não sendo necessário tomar a postura masculina. A mulher tem o direito de ser mulher em todos os âmbitos, e ser avaliada de acordo com sua atuação.

Devo tudo que sou as mulheres da minha vida. Minha mãe que segurou as dificuldades da criação dos filhos quando meu pai viajava a trabalho. Minha irmã que é exemplo de luta e superação. Minha esposa que atua arduamente na defesa da valorização feminina e me presenteou com uma linda filha. Tenho exemplo de mulheres que trabalham firmes na busca por igualdade, são diretoras dos movimentos sindicais,  militantes dos movimentos sociais, são estudantes e professoras, são políticas, são donas de casa...

Pensar na conquista das mulheres neste dia 08 de março é pensar no histórico de lutas e conquistas desde o triste episódio das mulheres das fábricas nos Estados Unidos. Direito ao voto, ingresso no mercado de trabalho, exercício de atividades antes masculinas, licença maternidade e ampliação de quatro para seis meses, entre outras bandeiras.

Sabemos que os desafios são diários e a reafirmação de direitos é constante para as trabalhadoras que trabalham em casa e no ambiente de trabalho, que tem que ser mãe, e muitas vezes pai também, tem várias jornadas de trabalho.

A luta por valorização das mulheres é de todos nós, pois a luta por direitos é universal, independente de gênero. A mulher merece ser reconhecida, ampliar seus direitos, ter sua  liberdade para definir suas ações e atuar onde desejar sem perder o seus direito de ser mulher.

Parabéns mulheres guerreiras lutadoras!

*Arilson da Silva é presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e vereador em Cuiabá