Início
NOTÍCIAS
25/03/2013
Exposição na Câmara Municipal homenageia mulheres do Estado
Realizada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo Estadual, com apoio da Sala da Mulher Mato-Grossense, coordenada pela secretária de Cultura do Estado, Janete Riva, foi montada hoje (25-03), no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá, uma mostra fotográfica em homenagem às mulheres que se destacaram (e ainda se destacam) em áreas distintas no Estado, seja no campo empresarial, histórico, político, pedagógico e cultural, em geral (música, artes plásticas, literatura).
 
A exposição já passou pela OAB/MT, ALMT e permanecerá no Parlamento cuiabano até esta quarta-feira (27-03), quando será deslocada para outros órgãos do Estado, informou Daniela Ribeiro Cardoso, secretária de Cultura da Câmara. "É uma homenagem merecida às mulheres mato-grossenses. Nem todas são de Cuiabá ou nasceram no Estado, mas imortalizaram seus nomes nas várias atividades que comandaram".
 
Daniela sublinhou também que a Casa de Leis do município encontra-se à disposição para apoiar iniciativas semelhantes, e parabenizou o trabalho da secretária do Instituto Memória do Poder Legislativo, Ísis Catarina Martins Brandão. "A qualidade da mostra é impecável. Leva a assinatura de fotógrafos respeitados no Estado, a exemplo de Jupirany, Widson Maradona, Demóstenes Milhomem, Ronaldo Mazza, Vilson de Jesus e Júlio Pedroso. Vale a penha vir à Câmara e se inteirar dos feitos realizados por essas mulheres e conhecer um pouco sobre a vida delas".
 
Eis alguns dos nomes destacados nos painéis:
 
Antonieta Ries Coelhol, empresária, comunicadora; Dunga Rodrigues - Maria Benedita Deschamps, pianista; Nilza Queiroz Freire, 1ª presidenta da Academia Mato-Grossense de Letras de MT; Leila Conceição da Silva Boccoli, 1ª juíza presidenta do Tribunal Regional do Trabalho; Maria Helena Póvoas, 1ª presidenta da OAB/MT; Vera Iolanda Randazzo, arquivista, historiadora; Sueli Batista dos Santos, comunicadora, empresária; Madalena Rodrigues dos Santos Vieira, fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Organização da Mulher; Dona Nina - Maria Madalena de Amorim, 1ª oficial da Marinha do Brasil, catequista, assistente social e poetisa; Giovana Borba, servidora pública e artista plástica; Shelma Lombardi, 1ª mulher na Magistratura de MT; Maria da Glória Viana, escritora; Marilza Ribeiro, 1ª presidenta da Associação de Mulheres de MT; Janet e Riva, secretária de Cultura, coordenadora da Sala da Mulher Mato-Grossense Deputada Oliva Enciso, na ALMT; Olga Cândia, 1ª empresária do segmento de concessionárias de MT; Jacy Ribeiro de Proença, ex-vice-prefeita de Cuiabá e 1ª a assumir a Prefeitura durante ausência do titular; Teté Bezerra - Aparecida Maria Borges, deputada federal; Iraci França, ex-vice-governadora e 1ª mulher a assumir o cargo de governadora; Oliva Enciso, 1ª deputada estadual de MT; Chica Nunes - Francisca Emília Santana Nunes, 1ª deputada estadual a compor Mesa Diretora da ALMT; May do Couto - Ana Maria do Couto, 1ª presidenta da Câmara Municipal de Cuiabá; Zulmira Canavarros, professora, musicista; Tereza Benguela, líder quilambola; Thelma de Oliveira, deputada federal; Celcita Pinheiro, deputada federal. 

João Carlos Queiroz - Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
17/04 - Nota de pesar | Dr. João Batista
16/04 - Vereador Dr. Luiz Fernando propõe PL para tornar obrigatório o exame do quadril para recém-nascido
16/04 - Bairro Alvorada receberá serviço de cata-treco após indicação do vereador Sargento Joelson
16/04 - População pode opinar sobre PL do Estatuto da Igualdade Racial até maio
16/04 - Comissão discute ações de combate aos abusos e consumo de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes
16/04 - Nota de pesar | Célio Fúrio
15/04 - Câmara prorroga regime de teletrabalho até 19 de abril
15/04 - Câmara autoriza Cuiabá a participar de consórcio intermunicipal de saúde
15/04 - Tratamento de pacientes oncológicos e combate à discriminação racial foram temas discutidos na Tribuna Livre
15/04 - Juca apresenta indicações de limpeza, manutenção de boca de lobo e iluminação pública para bairros de Cuiabá
15/04 - Emenda de Vidal pede celeridade em atendimento de pacientes suspeitos de TEA e Síndrome de Down
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.