26/03/2013
Dilemário externa preocupação com obras da Copa
O vereador Dilemário Alencar, PTB, presidente da Comissão Especial de Apoio à Copa de 2014 e Acompanhamento das Obras ocupou hoje (26-03) cedo a tribuna do Parlamento cuiabano para afirmar que existe grande preocupação de todos os integrantes da Casa de Leis e da sociedade em relação ao ritmo moroso das obras na Capital. "A imprensa tem estampado sucessivas notícias acerca disso. Nós, integrantes da comissão, desta Casa de Leis, queremos saber exatamente os motivos desses atrasos. Até a FIFA já acendeu uma luz amarela sobre o marasmo das obras. A Secretaria Geral da FIFA anunciou enfaticamente: o Estado que não finalizar as obras até dezembro, fica fora da Copa".

Conforme Dilemário, é preciso dinamizar o trabalho nos canteiros, Arena Pantanal, trincheiras e VLT, instituindo-se mais turnos para o ritmo não diminuir e Cuiabá atingir as meta assinaladas pela FIFA. "A coisa está num marasmo total, é preciso sacudirmos para que ande, aconteça aquilo que todos os cuiabanos e mato-grossenses desejam: a conclusão das obras nos prazos hábeis e a consequente realização do certame na capital do Estado. Vamos cobrar e agir em prol da conclusão desses empreendimentos emperrados em toda Cuiabá".

Na pauta das providências parlamentares, adiantou, a Comissão Especial de Apoio à Copa de 2014 e Acompanhamento das Obras irá agendar audiência com órgãos e autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. "Iremos nos reunir com o governador Silval Barbosa e com o presidente da ALMT, deputado José Geraldo Riva; com o prefeito Mauro Mendes; com o Ministério Público e com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim; e com o ex-governador de MT e senador Blairo Maggi. Foi Maggi que conseguiu o feito de trazer a Copa para Cuiabá, e é um dos que têm manifestado preocupação sobre os atrasos das obras".

Outra ação dos vereadores de Cuiabá, adiantou Dilemário, será visitar os canteiros de obras da Copa na capital, oportunidade em que pretendem conversar com engenheiros e funcionários. "No dia 26 de março realizaremos uma grande audiência pública para debater essa questão da Copa do Mundo e das obras que, infelizmente, sinalizam não estar prontas a tempo do certame. Sugiro que os colegas tragam autoridades e tenhamos, assim, uma Tribuna Livre aberta à exposição do pensamento geral dos conterrâneos".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara