02/04/2013
Ônibus do Hemocentro faz plantão na Câmara de Cuiabá
Um ônibus do Hemocentro durante todo o dia de hoje (2) esta estacionado em frente a Câmara Municipal de Cuiabá, para receber a doação de sangue de voluntários. O ônibus vai  permanecer no local até as 17h30. O objetivo é ir até o doador, que muitas vezes encontra dificuldade em se locomover até o Hemocentro. Juina Pedroso, coordenadora da equipe do ônibus do Hemocentro ressaltou a importância deste projeto: “Facilita para os doadores, que muitas vezes não conseguem ir até o Hemocentro”.

MT - Hemocentros pertence a Rede Pública e a doação de sangue é voluntária, anônima, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita aos Hospitais Públicos e aos Prontos Socorros. Quem tiver interesse em solicitar o ônibus em seu bairro,  empresa e eventos devem ligar para o Setor de Capacitação de Doadores: 3321-4578. O Hemocentro esta localizado na Rua 13 de Junho, no Bairro do Porto, o horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30 (2ª à 6ª feira) e aos sábados das 7h30 às 12.

Quem pode doar sangue

O MT Hemocentro alertou que o doador deve ter aspecto saudável além de realizar a declaração de bem-estar geral. Desta forma, para doar sangue, as pessoas têm que ter no mínimo entre 18 anos completos e 68 anos. Porém podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. O doador também deve ter um peso mínimo de 50 quilos.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, além de usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Stephanie Romero - SECOM