04/04/2013
Ivo Scaff afirma que gestores abandonaram o Rio Cuiabá
“O Rio que já foi a principal via de importação e escoamento de mercadorias, que é a maior referência  da cultura, gastronomia,  história,  festas, danças  está   esquecido”, afirmou  o  engenheiro químico e  ambientalista, Ivo Scaff. O ambientalista que se orgulha do sobrenome “Cuiabano” manifestou preocupação com o distanciamento da população do maior patrimônio natural da cidade. O uso do espaço da tribuna livre atende ao convite do vereador Lilo Pinheiro (PRP), que manifesta preocupação com a situação do Rio.

Scaff ressaltou que a história mostra claramente que o Rio Cuiabá  perdeu a sua relevância  como principal via de escoamento de produção. Em 1859 Augusto Leverger  instituiu  a Carta e Roteiro de Navegação do Rio Cuiabá desde o Salto até o Rio São Lourenço e deste último até as confluências com o Rio Paraguai.

O primeiro Decreto de Proibição da Pesca data de 15 de Novembro de 1888. O artigo 1º do Decreto proibia pelo espaço de três anos a pesca do peixe em toda extensão  o rio Cuiabá e seus afluentes por meio de rede de arrasto, bem como obstrução por qualquer  meio  da passagem  do peixe em diversas partes do rio.

Destacou a necessidade de reavivar a história do rio que está totalmente ligada à vida do povo até a década de 1960, a comunicação era por portos. As embarcações faziam a navegação do baixo (rio) Paraguai que era mantida pelos navios “Uruguai, Paraguai e Argentina. Homenageado com o título  Amigo da  Marinha ,  Ivo  que já foi prefeito de Cáceres  tem  uma ligação profunda com  o rio . Até os cinco anos fui criado dentro da embarcação, pois o pai  Hid Alfredo Scaff era  responsável pelo transporte  fluvial.

Com assessoria

Roseli Cordeiro