23/10/2007
Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico
Secom Câmara/CBA
A vcereadora Lueci Ramos presidiu a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Médico e pelos 30 anos da Unimed. A sessão foi requerida pela vereadora Lueci Ramos (PSDB), e reuniu diretores, cooperados, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas responsáveis pelas ações de saúde, trabalhos que contribuíram para o sucesso e reconhecimento da empresa em todo o país.

Lueci disse quer o aumento da expectativa de vida nos últimos anos tem acarretado para o Brasil uma população cada vez mais idosa. “O problema não é envelhecer, mas envelhecer sem qualidade". O programa de responsabilidade da empresa também foi alvo de elogios do Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá. Para Guilherme Maluf a Unimed tem cooperado com o poder público, na medida em que desenvolve ações desse porte.

A Home Care, segundo explicações do representante dos médicos, Jamil Miguel Thomé vem auxiliar no tratamento aos pacientes crônicos e estáveis, e um dos objetivos é tirar o paciente do hospital, sendo que ele pode se tratar em casa. “É menos custoso para os serviço público e menos incômodo para o paciente que não necessita se dirigir até um hospital para ser tratado, pelo contrário são os profissionais de saúde que vão até sua casa para tratá-lo”, explicou.

O Home Care iniciou suas atividades em setembro de 1999 com uma equipe formada apenas de dois enfermeiros, quatro médicos, um motorista de ambulância, 20 técnicos de enfermagem terceirizados e um assistente social. Atualmente existem 35 pacientes internados e mais de 180 em atendimento ambulatorial, que reconhecem a dedicação e atenção destes profissionais, que já não são somente profissionais da saúde, mas são também amigos.

O PróUnim - Projeto Unimed de Ação Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, composto pelas esposas, colaboradores, cooperados e parceiros, que desenvolvem projetos voltados para ações assistenciais, educativas, esportivas e de reinserção social. Estima-se que mais de 2000 pessoas, entre crianças, adultos e idosos já foram beneficiados por este trabalho.

As equipes responsáveis pelas ações desenvolvidas pelo Programa de Ação Social da “Segundo Ivana Pigatto kamil Fares o programa nasceu da necessidade da Unimed Cuiabá retribuir à sociedade que a acolhe a confiança nela depositada. “Acreditamos que combater a pobreza e a desigualdade social não é transformar pessoas e comunidades em beneficiários passivos. È fortalecer sua capacidade para tomar iniciativas e resolver problemas, e desse modo melhorar sua qualidade de vida”, declarou.

Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed, o médico Kamil Hussein a homenagem da Câmara Municipal de Cuiabá representa o reconhecimento de que suas ações de responsabilidade social estão contribuindo de forma significativa para a transformação de uma sociedade mais justa e humanizada.

Unimed Cuiabá – Pró Unim e Home Care Unimed foram homenageados com moção de aplausos concedidos pela vereadora.

O evento contou ainda com a presença do presidente do legislativo municipal, vereador Lutero Ponce (PMDB), da vereadora Enelinda Scala (PT) e na parte artística com a apresentação de músicas do primeiro CD do grupo “sarau Cuiabano” que será lançado no mês de dezembro.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro