10/04/2013
Secretário diz que Prefeitura não contratou pesquisa e vereador cobra explicação
Ao responder o requerimento encaminhado pelo vereador Allan Kardec (PT) solicitando detalhes sobre o processo licitatório que teria escolhido o Instituto Mark Pesquisas para realizar pesquisa de opinião pública sobre a satisfação da população cuiabana em relação aos serviços prestados pela Empresa CAB Cuiabá, o secretário municipal de Governo de Cuiabá, Fábio Paulino Garcia, levantou ainda mais dúvidas. Em ofício enviado ao Legislativo Cuiabano na última quinta-feira (04) ele desqualificou matéria oficial publicada no site da Prefeitura de Cuiabá em fevereiro deste ano e afirmou que o instituto não foi contratado pelo Município e que não foi utilizado dinheiro público para pagar o levantamento.

“O mencionado instituto não foi contratato pelo Município de Cuiabá, tendo realizado a pesquisa por sua conta e risco e disponibilizado para algumas entidades (entre elas a Prefeitura Municipal) o respectivo resultado. Por isso, não houve contratação do Instituto pelo Município de Cuiabá, não tendo havido qualquer pagamento decorrente do erário municipal”, diz trecho do documento assinado pelo secretário Fábio Garcia.

Acontece que a matéria publicada pela Secretaria Municipal de Comunicação com o título “Pesquisa de opinião sobre serviços oferecidos pela CAB norteará decisões da Prefeitura” às 15h50 do dia 20 de fevereiro deste ano afirma que foi o prefeito Mauro Mendes quem encomendou o levantamento. “A pesquisa de opinião encomendada pelo prefeito Mauro Mendes ao Instituto Mark de Pesquisa para saber a opinião dos cuiabanos a respeito do trabalho realizado pela CAB Cuiabá, empresa que opera o saneamento e esgoto da cidade, será usada pela Prefeitura Municipal como um dos instrumentos que nortearão futuras decisões a respeito dos serviços da concessão”, diz o primeiro trecho da publicação.

Dessa forma, o vereador Allan Kardec usou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (09) para expor as informações conflitantes, reforçando que ambas são oriundas de fontes “oficiais”, ou seja, a Secom do Município e o secretário de Governo, Fábio Garcia e cobrou explicação do Executivo. “Gostaria de saber como foi feita a pesquisa se é mesmo o prefeito que a encomendou, qual recurso ele utilizou. Nosso papel aqui é fiscalizar. O que existe são duas informações dissonantes e estou pedindo esclarecimento”, enfatizou o parlamentar.

Pontuou que existe uma incoerência nas duas informações. “A informação dada pela secretaria é que não foi a Prefeitura responsável pela contratação porque não tem registro e nem documentos. Então eu gostaria de saber por que no site consta que foi um encaminhamento do prefeito e no material oficial de resposta do gestor diz que não”.

Objetivo, segundo Allan, é saber de fato, quem contratou a empresa para fazer a pesquisa junto à CAB, pois na prática não teve qualquer utilidade. “O resultado da pesquisa que foi divulgado diz que nada mudou, que está a mesma coisa. Mas sabemos que não está a mesma coisa, está muito pior”, garante o vereador petista referindo-se aos serviços de água e esgoto administrados pela concessionária CAB Cuiabá desde abril de 2012 e que continuam sendo alvo de reclamações por milhares de moradores.

O requerimento de número 04/2013 foi encaminhado pelo vereador no dia 26 de fevereiro, ou seja, 6 dias após a publicação da matéria no site da Prefeitura. Agora com a resposta fornecida em 4 de abril, ele espera que o Município se pronuncie e esclareça essa situação. “Gostaria que a secretaria se posicionasse e que fizesse pelo menos um esclarecimento, que retirasse a informação lá no site e viesse a público falar assim: olha foi um equívoco e que realmente a empresa fez essa doação para a Prefeitura”.

Welington Sabino

Assessoria de Gabinete