11/04/2013
Vereador Toninho de Souza lança projeto SOS Cidade Limpa
O vereador Toninho de Souza (PSD) ganhou o apoio e o respaldo do secretário municipal de Meio Ambiente, professor Antônio Máximo, em sua batalha em combater o descarte de resíduo doméstico em vários pontos irregulares de Cuiabá. O parlamentar lança na próxima semana o projeto denominado de 'SOS Cidade Limpa', que visa o município mais limpo, saudável e sem bolsões de lixo que vem tomando conta da capital mato-grossense nos últimos anos. Ao apresentar a proposta para Antônio Máximo na manhã desta quinta-feira (11-04), o parlamentar afirmou que a ideia é criar uma rede de voluntários para denunciar os chamados caçambeiros responsáveis diretamente pelo aumento de locais clandestinos para dar destinação final ao lixo doméstico.

De acordo com Toninho de Souza, que já chegou até apresentar vídeo na Câmara Municipal com caminhões despejando lixo em locais indevidos, o 'SOS Cidade Limpa', com tendência para se tornar uma Organização Não Governamental (ONG), terá um papel fundamental na limpeza de Cuiabá. A proposta é realizar palestras em escolas, bairros, em igrejas entre outras entidades, mostrando à importância de ter uma cidade limpa, saudável para receber a Copa do Mundo de 2014. Nos encontros, prossegue o vereador, o objetivo é conseguir o maior número de voluntários comprometidos pelo visual de Cuiabá. Será o voluntário responsável em cuidar de sua região, denunciando os caminhões que despejam lixo doméstico com fotos, filmagens e telefonemas para um número a ser criado somente para este tipo de trabalho.

Para Toninho, a quantidade de bolsões espalhados pela capital mato-grossense está deixando a população desconfortável. "Estou desconfortável em ver a nossa Cuiabá tomada de lixo ao seu redor. Por onde eu ando vejo lixo jogado em locais impróprios, próximos de residências, de unidades de saúde, de empresas, em tudo que é lugar. Isso cria um grande desconforto tamanho ao cidadão, além de fazer mal para a saúde. O SOS Cidade Limpa vem para abraçar a causa por um município limpo, saúdável. Além de recrutar cidadãos comprometidos por um meio ambiente mais saudável, limpo", frisou o parlamentar.

Ao conhecer o projeto, o secretário municipal de Meio Ambiente, professor Antônio Máximo, afirmou que a proposta é de suma importância para a atual administração comprometida com o meio ambiente e mais qualidade de vida à população cuiabana. Segundo ele, a pasta está à disposição do trabalho a ser desencadeado na próxima semana, quando começará as palestras educativas junto a líderes comunitários, classe estudantil, religiosos, ambientalistas entre outros segmentos da sociedade organizada. Máximo, inclusive, garantiu que irá disponibilizar um email vinculado ao site da Secretaria de Meio Ambiente para receber as denuncias e consequentemente punir os infratores. No caso, as empresas responsáveis em dar a destinação final e incorreta de todo o lixo doméstico produzido pela população.

Assessoria

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app