Início
NOTÍCIAS
15/04/2013
Instituto de Memória da ALMT visita Câmara e propõe um trabalho mútuo
A superintendente do Instituto de Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ísis Catarina Brandão, esteve hoje (15-04) em reunião na Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá com o jornalista Luiz Acosta, titular da Pasta, e Fabiana Orlandi (Secretaria Legislativa). Também participaram da reunião Daniela Ribeiro Cardoso (Secretaria Especial de Apoio à Cultura e Resgate Histórico da Câmara) e Vanda Terezinha de Almeida, técnica legislativa da ALMT.
 
O objetivo dessa visita foi discutir um trabalho parceiro de resgate do acervo da Casa de Leis, processo ainda em fase embrionária, afirmou Daniela Cardoso. Ela acrescentou que a Câmara Municipal dispõe apenas de conteúdo (acervo), daí o motivo de buscar a estruturação física dos seus arquivos.
 
"O Instituto de Memória está vindo para nos ajudar a implantar o arquivo desta Casa, que será disposto de forma organizada e acessível, sem risco de extravio dos documentos. É um projeto que o presidente João Emanuel quer consolidar à semelhança dos moldes desenvolvidos pelo Instituto na ALMT, efetivamente práticos e revestidos de segurança documental. A superintendente conhece bem essa área, tem farta experiência e é responsável pelas inovações adotadas no Instituto que dirige com êxito no Parlamento Estadual".
 
Segundo Ísis Catarina, será formalizado um convênio para respaldar o trabalho conjunto entre os órgãos legislativos municipal e estadual. "Antes de tudo, é uma troca de experiências arquivísticas, suas características e como estes influem na formação, organização e preservação dos documentos acumulados por uma instituição".
 
Ela condenou ainda algumas atitudes que são consideradas 'normais' a cada nova gestão parlamentar, "quando o "achismo" dos indicados pelos eleitos costuma prevalecer acima do bom senso", define. "Muitos se julgam entendidos e passam a remodelar os espaços públicos a seu bel prazer, descaracterizando a história. Creio que o mais importante é se apaixonar pela Casa. Que, no ato do término de determinada gestão, o sucessor mantenha a preservação histórica ali desenvolvida".
 
Conforme Fabiana Orlandi, ela se surpreendeu ao constatar que muitos documentos da Câmara (processos parlamentares) jaziam em locais inadequados, alguns entre o lixo de informática e outras tralhas.  "Isso é inconcebível. A gestão do presidente João Emanuel quer revitalizar o arquivo do Legislativo Municipal dentro da ótica de valorização que esse acervo comporta e que, infelizmente, era ignorada. A recomposição começa agora. O Instituto de Memória da ALMT vai ser parceiro da Câmara na implantação deste projeto".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/11 - Câmara realiza sessão ordinária nesta quinta-feira
12/11 - Câmara de Cuiabá auxilia o TRE-MT cedendo veículos
05/11 - Câmara derruba vetos do Executivo nesta quinta
05/11 - Instituto Latino- Americano de Educação para Segurança participa da Tribuna Livre
04/11 - Reunião ordinária da CCJR aprecia projetos nesta quarta
04/11 - Suplente toma posse como vereador e PTB tem 3 na Câmara de Cuiabá
31/10 - Nota de Pesar | Samuel Lemes
29/10 - Câmara aprova projetos em sessão remota desta quinta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.