Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/04/2013
Secretaria de Apoio à Cultura e Resgate Histórico organiza arquivo
A secretária Daniela Ribeiro Cardoso, titular da Secretaria de Apoio à Cultura e Resgate Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá, informou hoje (16-04) que os trabalhos para a separação/organização do acervo documental do órgão encontram-se em ritmo acelerado. É o primeiro passo para a estruturação do arquivo do Legislativo local, com base nas técnicas empregadas pelo Instituto de Memória da Assembleia Legislativa, frisou. "A superintendente Ísis Catarina Brandão atendeu convite desta Casa de Leis e nos visitou ontem, prontificando-se a ser parceira nos trabalhos de recomposição do nosso arquivo. Na oportunidade, pôde conhecer o espaço físico dedicado à armazenagem dos documentos".
 
O Arquivo da Câmara Municipal de Cuiabá existe desde 1947 e reúne farto acervo, ainda que armazenado de forma incorreta. Daniela adiantou que o trabalho ora desenvolvido pela equipe da Secretaria de Apoio à Cultura e Resgate Histórico consiste em separar  os documentos que integrarão o novo arquivo. "Dispomos de um volume expressivo de registros históricos, somando-se a processos, fitas de áudio (cassete) das sessões plenárias, fotografias e outros itens. É, de fato, um trabalho complexo separar tudo isso, e requer paciência e cuidado, a fim de não danificar o material".
 
Na sequência, também informou, o Instituto de Memória da ALMT ministrará cursos de qualificação na Câmara Municipal sobre o tema. "Estes cursos dependem da regulamentação da resolução 18.09.2001, que criou a Secretaria de Apoio à Cultura e Resgate Histórico. Mas, enquanto separamos a papelada, e é muita, já buscamos a regulamentação. Acredito que, no máximo até maio, os cursos e a implantação efetiva do moderno arquivo da Câmara acontecerão".
 
O arquivo a ser criado envolve as áreas de Cultura, Legislativo e Comunicação, além de comportar documentos também de outros setores, que precisam ser orientados neste sentido em relação ao processo de armazenagem e até mesmo de descarte. Daniela frisou que essa foi uma das primeiras preocupações da gestão do presidente João Emanuel.
 
"Ele (Emanuel) quer revitalizar o arquivo do Legislativo local, que praticamente estava ignorado, apesar de muito rico. A visita da superintendente do Instituto de Memória da ALMT decorre dessa necessidade de recompormos o acervo, valorizá-lo pela riqueza histórica das peças arquivadas até então de maneira inadequada à sua importância e fragilidade".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.