23/10/2007
Pára atleta vence competição e recebe apoio da Câmara
Secom Câmara/CBA
Adirson Rodrigues de Castro
O pára atleta Adirson Rodrigues de Castro, 32 anos, apesar de possuir apenas 9,7% de um lado dos olhos, acaba de conquistar o penta na 7ª Minimaratona de Goiânia (GO) onde ficou em primeiro lugar na sua categoria. Os quatro títulos seguidos na mesma prova de atletismo, desde 2004, são resultantes da persistência do atleta que se diz cada vez mais motivado a novas conquistas, independente de qualquer barreira. Na manhã desta terça-feira (23), Adirson esteve na Câmara Municipal de Cuiabá em visita à presidência da Casa, onde recebeu apoio da instituição e incentivo por sua desenvoltura, enquanto representante do Estado e da capital, em eventos desportivos.

Com uma galeria de sete medalhas internacionais e outras 390 por conquistas nacionais, o pára atleta não impõe limites ao esforço de conseguir cada vez mais títulos, dos quais resultam a sua sobrevivência com premiações que variam de R$ 250 a R$ 800.

Com menos de 10% de visão, desde o nascimento, Adirson vivia da agricultura na cidade de São José dos Quatro Marcos, interior de Mato Grosso, até 10 anos atrás quando resolveu ser atleta. Por causa da sua limitação guarda muitas cicatrizes resultantes dos ferimentos que fazia, enquanto manuseava ferramentas como o facão, segundo ele.

Motivado por uma corrida onde poderia ganhar uma bicicleta, ainda em sua cidade, esta foi a primeira delas em sua carreira. A corrida ficou inacabada e a bicicleta para trás, assim como a vida de agricultor. Disse que ao invés da frustração de não concluir a prova, optou pela curiosidade de saber como seria a vitória num desses eventos e, desde então, mudou para a capital em companhia de um amigo.

Há cerca de 10 anos na assiduidade do esporte, disse que muito aprendeu, inclusive a fazer do atletismo o seu sustento. Mas, mesmo assim lamenta as diferenças impostas nas premiações, pois enquanto recebeu pela primeira colocação, R$ 250, na sua categoria de “especial” na última prova em que participou, o primeiro colocado da categoria designada como “normal”, recebeu R$ 5 mil.

Para o atleta, acostumado a provas nacionais e internacionais, as que melhor têm premiação em sua categoria é a Corrida de Reis, organizada em Cuiabá e a Meia Maratona Internacional de Corpores, de São Paulo. Agradeceu ao apoio recebido da Câmara, aonde veio para apresentar sua medalha conquistada no dia 21 de outubro (domingo).

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo