16/04/2013
Deputado Wellington Fagundes visita Câmara
O deputado federal Wellington Fagundes, do PR, visitou hoje (16-04) a Câmara Municipal de Cuiabá, acompanhado de assessores. Fagundes se reuniu com o presidente João Emanuel (PSD) e os vereadores do Parlamento. Assuntos diversos estiveram na pauta da reunião, a exemplo da PEC 37, pedido de emenda à Constituição que tira do Ministério Público o poder de investigação, as obras da Copa 2014 em Cuiabá, reformas Política, Tributária, Trabalhista, sufoco financeiro das instituições municipais (mediante burocracia vigente) e as necessidades de investimentos em setores estruturais. A Saúde, Transporte, Segurança e Trabalho estiveram no foco das áreas prioritárias de atenção.

A visita do republicano aconteceu pouco antes da sessão plenária, e se concentrou no gabinete da presidência. Wellington Fagundes afirmou que há muito desejava estar ali. Seu desejo, disse, é estreitar gradualmente os laços entre o Parlamento Municipal e o Federal. Prontificou-se ainda a ser parceiro em vários trabalhos sociais do Legislativo local. "Podem contar comigo e com a Câmara Federal para respaldar projetos de lei e ações de trabalho pela comunidade, por meio das consultorias ali existentes. São de alto nível. Qualquer dúvida, enviem os projetos para lá. Podemos inclusive produzir projetos comuns".

Na oportunidade, ele convidou os integrantes da Casa de Leis de Cuiabá para visitarem Brasília-DF e os respectivos ministérios, quando teriam uma amplitude geral de como funcionam aqueles órgãos e as respectivas comissões de trabalho. Proposta que João Emanuel considerou útil para um melhor entendimento e desempenho dos vereadores, prometendo agendar a viagem. "Vamos fazer esta interação, sim. Trata-se de oportunizar um intercâmbio fundamental, um dia de seminário junto aos vários ministérios de Brasília. Cuiabá e Mato Grosso ganharão muito com essa parceria que o nobre deputado Wellington nos propõe".

Emanuel também propôs para que os parlamentares federais visitassem o Legislativo de Cuiabá para ofertar parte dos conhecimentos e experiências adquiridas em Brasília. "Poderíamos marcar um ciclo de debates, quando vários colegas parlamentares do âmbito federal explanariam seus pensamentos, certamente de muita utilidade para os trabalhos desenvolvidos nesta Casa de Leis. O funcionamento das comissões no Congresso é fenomenal".

O presidente João Emanuel agradeceu a visita de Wellington Fagundes, que qualificou de bem produtiva, e afirmou que a Câmara Municipal está à disposição para o proposto ciclo de debates dos Poderes, com a discussão de trincheiras sociais que têm desafiado as instituições no tocante à soluções reivindicadas coletivamente.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara