17/04/2013
Trezentas mudas são plantadas no Recanto dos Pássaros
Cerca de  300 mudas de plantas do cerrado mato-grossense, entre as espécies  mais conhecidas  ipê, caju, manga, goiaba, jaca, acerola, pata de vaca e  outras, foram  distribuídas aos moradores do bairro Recanto dos Pássaros  no último   domingo (14),  em Cuiabá.   A ação foi da 3ª edição do projeto “Movimento Plantar”, de autoria do vereador por Cuiabá,  Mário Nadaf (PV).

Além da distribuição de plantas, o evento promovido pelo parlamentar cuiabano proporcionou aos moradores e demais  autoridades e lideranças comunitárias convidadas, o plantio de árvores na Praça Almerindo Damasceno, que  inclusive  foi denominada recentemente pelo vereador na Câmara de Cuiabá,  e  nas demais áreas da comunidade,   conscientização ambiental  por meio  de palestra  e distribuição de materiais didáticos,   limpeza nos principais pontos críticos do bairro pela equipe da Secretaria  Municipal de Serviços Urbanos (SMSU),  corte de cabelo, orientação odontológica e distribuição de kits de higiene bucal,  diversão e lanche para as crianças,  pintura de tela produzida pelo artista plástico João Sebastião, e outras ações.

Mais de  400 pessoas  participaram no evento.

Com o objetivo de conscientizar a população local  e explanar   às ações  do projeto,  a  equipe do “Movimento  Plantar” liderada pelo vereador Mário Nadaf organizou um ato público  na  praça do  Residencial Maria de Lourdes,   onde recebeu os participantes que  ressaltaram  a importância da ação em prol ao meio ambiente.

“A pessoa que planta árvores preserva vidas. Sou defensor da natureza e incentivo o que for melhor para ela. Parabenizo o  vereador Mário Nadaf pela iniciativa”, comentou o secretario municipal de Serviços Urbanos de Cuiabá, Rogério Varanda,  o popular “Gasolina”.

“Pra mim é uma honra estar aqui. Fui aluno do professor Mário Nadaf e graças  ao seu conhecimento  que me incentivou a seguir a carreira que atuo. Esse trabalho que vem desempenhando ao município  é para nos proporcionar  um ambiente mais saudável”,  disse  tenente coronel e coordenador da Rede Cidadã do Governo do Estado, Maurazan Cardoso Silva.

O morador Salvador Miranda  doou o  terreno que localiza à Praça Almerindo Damasceno, onde moradores fizeram o plantio  de plantas.  “Fico muito feliz em participar. A gente  conhece o trabalho dele (vereador Mario Nadaf), pois é uma pessoa honesta.   Parabenizo toda sua equipe por realizar esta ação no Residencial Maria de Lourdes”,  complementou ele,  que durante o discurso  defendeu o espaço  à preservação ambiental.

Os moradores também aproveitaram o evento para falar dos principais problemas enfrentados na comunidade.

“Aqui  as  correspondências chegam em um só endereço na rua 9. Os números das ruas estão equivocadas.  Também não temos escolas para as crianças e nem posto de saúde”, salientou o morador  Abner Araújo, conhecido  por “Netinho”.

“Temos que zelar de todos os espaços públicos do Recanto dos Pássaros.   Ressalto aos moradores  que  à prática  desse  projeto desenvolvido pelo vereador Mário Nadaf deverá ser contínuo”, destacou o presidente da Associação dos Moradores do Recanto dos Pássaros, Ronaldo Muzzi, que explicou que existem três residenciais localizados no Recanto dos Pássaros, entre eles o Maria de Lourdes.

Na ocasião, o artista plástico João Sebastião pintou numa tela à  figura de uma mulher pantaneira  com traços  de  onça pintada do Pantanal,  utilizando cores da bandeira do município de Cuiabá e do Brasil, com ícones do folclore cuiabano, além disso,  retratou  a degradação das    florestas em Mato Grosso. “Figuro uma mulher pantaneira,  uma onça pintada simbolizando o  animal  do Pantanal. O calor e  a musicalidade no conjunto. Outro,  as florestas mato-grossenses por causa de tantas derrubadas de  árvores  que  já destitula o nome do Estado ”, explicou o artista cuiabano.

Entre os participantes estavam também  na 3ª edição do “Movimento Plantar”:  a coordenadora da Funec, Kelly Sabrina;  o coordenador da Setor de Saúde Bucal da Capital, Dr. José Ricardo de Amorim;   a  coordenadora do Projeto Seminina e Seminino, Elen Regina, e 20 integrantes; o diretor do Conseg do bairro Pedra 90;  o presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Terceiro; Antônio Fernando do Carmo; Capitão da Polícia Militar, Ramar, os filhos do vereador Mário Mário; o vereador Juca do Guarana Filho (PT do B),que representou também a Câmara  de Cuiabá.

“Mais uma vez um grande sucesso nesta comunidade que faz parte do Regional Sul, especialmente o Recanto dos Pássaros que agrega o Maria de Lourdes.   Foi positivo o ato deste Movimento  porque  passamos à mensagem de conscientização, de sustentabilidade,  trazendo o plantio de árvores, além de complementar outras ações contribuíram para a comunidade.  Agradeço todos os parceiros  pela realização deste terceiro evento”, avaliou o  autor  do Projeto “Movimento Plantar”, vereador Mário Nadaf.

Everaldo Galdino - Assessoria