23/04/2013
Consulesa alemã visita Câmara Municipal
Otmar de Oliveira
Daniela Ribeiro Cardoso e a consulesa Tania Karmm da Costa
Acompanhada da secretária de Cultura e Resgate Histórico, Daniela Ribeiro Cardoso, a consulesa alemã Tania Karmm da Costa visitou hoje (23-04) as dependências da Casa de Leis do município. Daniela explicou que a vinda de Karmm à Câmara decorre de convite feito pelo presidente João Emanuel, PSD, que manifestou interesse de estabelecer um intercâmbio da cultura cuiabana com a alemã.  "Ele {Emanuel) entende que Cuiabá só tem a ganhar culturalmente com essa proximidade, pois facultará à rica cultura cuiabana extrapolar as divisas brasileiras. A ideia é realizar eventos conjuntos, interligados ao dia a dia do Parlamento local".

Tania Karmm (única consulesa alemã no Brasil) afirmou que existe idêntica vontade por parte do Consulado Alemão sob sua administração (região Centro Oeste). Citou inclusive que, no próximo dia 6 de junho, a Orquestra Jovem de Berlim irá se apresentar no Sesc Arsenal para músicos cuiabanos e a população, em geral. "Na parte matutina, eles participam de aulas de viola de cocho. É uma interação que tende a se tornar constante. Mesmo porque em maio tem início o Ano Alemão, data que congrega eventos relativos à cultura alemã e outros temas"", disse.

Para o vereador Clovito Hugueney, PTB, é importante essa iniciativa do Parlamento em estreitar os laços culturais entre Cuiabá e a Alemanha. Ele citou conhecer empreendimentos filantrópicos que os alemães comandam em Mato Grosso e em outros lugares do País, a exemplo de creches e orfanatos. "Todos são muito bem cuidados, assistidos. Realmente exemplares. Então, é importante assimilarmos isso, nossas raízes com as do povo alemão, repassar e aprender. Temos que ter um Centro Geodésico bem movimentado, prestigiado".

Também se pronunciando, a vereadora tucana Lueci Ramos  frisou que um intercâmbio similar é necessário, principalmente para que várias questões possam ser trabalhadas entre Cuiabá e Alemanha. "A política, conforme sabemos, move o mundo. Tudo depende dela, é intrínseca, lado a lado com outros segmentos sociais. Será oportuno mostrarmos à Alemanha a forma de trabalharmos a política na Câmara e a questão social, a mais destacada. Essa pré-disposição de oficializar um intercâmbio é uma excelente oportunidade para avançarmos muito e fazer com que Cuiabá seja mais conhecida lá fora pela sua potencialidade cultural".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues