23/04/2013
Allan Kardec fala sobre as cobranças que serão feitas a ministros em Brasília
Os serviços de telefonia e internet oferecidos de forma precária pelas operadoras em Cuiabá, será um dos assuntos que o vereador Allan Kardec (PT) e mais quatro parlamentares discutirão em Brasília nesta quarta-feira (24) diretamente com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),  João Batista de Rezende.  Ele informa que a comitiva de parlamentares cuiabanos tem quatro ministérios já agendados para visitar e tentar viabilizar mais recursos e melhorias para o município.

São eles: Planejamento com a ministra Mirian Belchior, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ex-chefe da Casa Civil, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o ministro da Educação Aloízio Mercadante. “Temos uma agenda interessante e vamos fazer com que esta quarta-feira seja de muito trabalho em Brasília”, diz Allan ressaltando a responsabilidade por tratar-se de uma equipe de vereadores de uma cidade que está no foco do mundo a partir da Copa.

“Vamos discutir com o presidente da Anatel sobre a internet em Cuiabá, as dificuldades que nós temos de acesso e também de manutenção dessa rede lógica na Capital. O 4G que já é uma realidade em outras capitais do país,mas em Cuiabá ainda está distante. Vamos discutir essas questões, por que ainda existem alguns vácuos onde não funciona a internet”, explica Allan citando como por exemplo os distritos da Guia e Aguaçu e ainda algumas localidades do bairro Pedra 90, todos em Cuiabá. Pontos onde os moradores  enfrentam muitas dificuldades para conseguir efeturar uma simples ligação de celular.

Sobre a conversa com o ministro da Saúde, Allan lembra a existência de recursos federais já em fase de devolução pela falta de apresentação de projetos para uso do dinheiro em gestões passadas. “Vamos tentar postergar a manutenção desses recursos aqui em Cuiabá, para que a gente não perca esse dinheiro”. No Ministério da Educação será discutido o alinhamento do Plano Municipal de Educação de Cuiabá com o Plano Nacional.

Com o ministro Gilberto Carvalho, a ideia é outorgar a região de Cuiabá e mais 12 municípios que integram a Região Metropolitana. “A partir daí, homologada a região Metropolitana de Cuiabá entramos no PAC de Mobilidade das regiões com mais de um milhão de habitantes. Só no PAC 2 tem R$ 70 bilhões para acessibilidade, mobilidade, pontes, asfalto. Então nós vamos buscar informação acerca desses recursos”, informa Kardec.

Também integram a comitiva de parlamentares cuiabanos: Arilson da Silva (PT), o presidente do Legislativo João Emanuel (PSD), Maurélio Ribeiro (PSDB) e Haroldo Kuzai (PMDB).

Welington Sabino