25/04/2013
Vereadores de Cuiabá realizam agenda positiva em Brasília

Em visita a Brasília ontem (24-04), o presidente do Parlamento cuiabano, vereador João Emanuel, PSD, juntamente com os vereadores Maurélio Ribeiro, PSDB, Onofre Júnior, PSB, Domingos Sávio, PMDB, Allan Kardec, PT, Arilson Silva, PT, Haroldo Kuzai, PMDB, e Wilson Kero Kero, PRP, fizeram uma via sacra nos Ministérios, gabinetes dos deputados da bancada federal de Mato Grosso, no Interlegis e Anatel.

No Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a comitiva parlamentar se inteirou sobre o Portal Modelo e o SAPL, além de outros produtos que serão implantados na Câmara. Os vereadores foram recebidos pelo diretor executivo Hélder Rebouças e o diretor de Planejamento e Fomento do ILB, Araújo Junior.

João Emanuel disse que “agora é hora de somar forças para que a população seja beneficiada por meio dos produtos que serão viabilizados”. Segundo destacou o dirigente da Casa de Leis da capital mato-grossense, “a parceria nasce hoje com um grande avanço. Nós conhecemos os serviços oferecidos pelo ILB em janeiro, e agora faremos um trabalho conjunto com os partidos representados na Câmara de Cuiabá, a fim de que o legislativo seja fortalecido na região”.

Para reforçar a ideia, Rebouças disse que os produtos oferecidos pelo ILB precisam chegar ao cidadão por meio das Câmaras. Além disso, também explicou, existe o curso de Educação à Distância sobre Direitos Humanos, que vai ser oferecido em nível nacional para as Câmaras e Assembleias. “O objetivo é que todos os servidores dessas casas sejam beneficiados. No caso de Cuiabá, uma equipe do ILB vai estar em Cuiabá, nos próximos dias, para ultimar detalhes a fim da implantação dos cursos de educação à distância”.

Região Metropolitana – Outra conquista reside na implantação da Região Metropolitana para que Cuiabá tenha acesso a um recurso específico do Ministério das Cidades para obras de mobilidade urbana. Ao todo, o Ministério tem mais de R$ 70 bilhões disponíveis para todo o Brasil.

Os vereadores conseguiram ainda o compromisso do Senado em disponibilizar cinco técnicos da Casa para vir a Cuiabá registrar a união do Aglomerado Urbano, composto por 13 municípios da Baixada Cuiabana. “É este documento que vai dar a certificação para que nós possamos acessar os recursos”, disse o presidente do Parlamento, João Emanuel.

Saúde – No Ministério da Saúde, a comitiva de vereadores de Cuiabá, juntamente com o deputado federal Valtenir Pereira, abordou a questão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do P ascoal Ramos, entre outros assuntos. O deputado federal vai destinar uma emenda de R$ 3,1 milhões para a construção de uma unidade de atendimento de especialidades de urgência e emergência ainda este ano, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel.

“Vamos comunicar ao prefeito que o recurso está garantido. Agora é só escolher o local”, detalhou. O social-democrata ainda explicou que, apesar de o recurso ser um pleito da Câmara, ele só foi possível por conta do empenho do deputado federal Valtenir Pereira.
Telefonia celular - A comitiva de vereadores também se reuniu com o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, onde ficou definida uma audiência pública, a ser realizada em Cuiabá no próximo dia 20, para debater sobre a prestação de serviços das operadoras de telefonia móvel.

“Vamos convidar movimentos sociais para participarem desta audiência, que contará com a presença do presidente da Anatel. O órgão disse que recebe 30 mil reclamações de todo o Brasil diariamente”, disse João Emanuel.

Flávio Garcia c/Assessorias – Secom/Câmara

Fotos Relacionadas