26/04/2013
Vereador emplaca projeto para aumento no tempo de integração em coletivos
O Tempo de integração aos usuários do transporte coletivo de Cuiabá   terá o aumento para 2 horas e trinta minutos. O projeto foi idealizado pelo vereador Juca do Guaraná (PT do B) em resultado a experiência feita no mês de janeiro, onde o vereador enfrentou um ônibus lotado e ficou aproximadamente 2 horas para fazer a linha que vai do Bairro Pedra 90 ao centro da capital.

“A ação foi valida, partilhei das reais necessidades dos usuários do transporte coletivo; ao chegar ao centro perdi a possibilidade de fazer a integração para outro local, em decorrência da demora no percurso, isso onera e muito para o trabalhador que depende do ônibus, por isso defendo o aumento no tempo de integração”, afirmou Juca, destacando que o projeto é uma resposta ao anseio da população.

O Projeto de Lei  01|2013,  teve  sua matéria  aprovada  na manhã desta quinta-feira (25), na Câmara de Cuiabá por unanimidade.

Entre às definições que esclarecem  a matéria, o gerenciamento  sobre o tempo determinado à integração dos passageiros do transporte coletivo da Capital  ficará por conta da Secretaria Municipal de Trânsito de Transporte Urbanos (SMTU), na qual  irá monitorar  as empresas que desrespeitarem  a Lei.  Além disso, a Norma  terá vigência pelo tempo que perdurar as obras de mobilidade urbana realizada pela  Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo - Fifa 2014 (Secopa), conforme o seu calendário de obras na Capital.

Caso ocorra prorrogação das obras de mobilidade, além do calendário previsto para  término das mesmas,  a Lei prorrogará no espaço de tempo necessário para atender as necessidades da população  usuária do  transporte coletivo.

“A integração foi implantada para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo do município,  assim, diminuir o tempo que seria gasto, em filas de bilheteria, ou em postos de recarga, e também para gerar economia do cidadão cuiabano com passagens. É fato notório que, Cuiabá está enfrentando um trânsito caótico, devido   às obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo que estão sendo realizadas. Contudo, o acréscimo de mais tempo trará uma condição digna de transporte ao povo cuiabano”, justificou o vereador Juca do Guaraná, durante  seu discurso  na tribuna do Legislativo  cuiabano.

Elizângela Tenório Pereira