15/05/2013
Dia do Assistente Social é comemorado no Legislativo

A Câmara Municipal realizou hoje (15-05) uma sessão solene comemorativa ao Dia Nacional do Assistente Social, requerida pelo vereador e presidente da Casa de Leis, João Emanuel, PSD. Dezenas de profissionais da área, em sua maioria do sexo feminino, lotaram o Plenário das Deliberações, juntamente com representantes sindicais e autoridades governamentais, convidadas para o evento.

Faixas postadas nas galerias reivindicaram a oficialização dos direitos constantes na Lei 12317/10 (30 horas semanais) e a nomeação dos assistentes aprovados em concurso público. A categoria quer que essa lei saia efetivamente do papel, e para isto solicita o apoio dos parlamentares cuiabanos.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ruth Leite da Silva, afirmou se sentir honrada em integrar essa categoria. "Nós, assistentes sociais, temos feito muito em prol das famílias. Colaboração revestida de muito empenho amoroso. Sempre".

Na pessoa da vereadora Lueci Ramos, que é assistente social, o presidente João Emanuel, ao abrir os trabalhos, saudou todos os profissionais desse segmento. "V. Excelência sabe o quanto é grandioso a missão que o assistente social desempenha. Este Parlamento não ignora a luta que essa honrosa categoria trava para a obtenção, na prática, dos seus direitos, a exemplo da jornada semanal de 30 horas, assegurada pela Lei 12317/10. A nomeação dos concursados é outra batalha intensa. Mas podem contar com o empenho do Legislativo. Vocês trabalham lado a lado com as famílias, são profissionais diferenciados. As leis no País foram feitas para serem cumpridas, e nós, legisladores, fiscalizamos isso".

Segundo o presidente do CRESS - Conselho Regional do Serviço Social de Mato Grosso, Aparecido Samuel de Castro Cavalcante, ainda há muito para se conquistar. "Comemora-se hoje 77 anos de profissão dos assistentes sociais. Gostaria, na qualidade de um dos representantes dessa categoria, que tivéssemos mais para comemorar, a exemplo da oficialização das 30 horas semanais,garantidas pela Lei 12317/30. Infelizmente, esse dispositivo legal ainda não está sendo cumprido no município, a despeito das mobilizações feitas pelo CRESS".

Cavalcante sublinhou que o papel desempenhado na sociedade pelos assistentes sociais é deveras importante, já justificando a adoção de medidas que possam efetivamente contemplá-los nos direitos adquiridos. "O assistente social trabalha diretamente com a população. Cabe assim ser mais valorizado, investindo-se na sua capacitação. Valorizá-lo profissionalmente, inclusive no que tange à remuneração, é um dos dispositivos para que possa servir à comunidade nos moldes desejados".

O adjunto de Assistência Social (SAAS), Jean Estevan Campos Oliveira, representou a secretária Roseli Barbosa, 1ª dama do Estado, enquanto o adjunto da Pasta social do município cuiabano, Misael Galvão, o titular do órgão, José Rodrigues Rocha Júnior. Ambos sublinharam que o assistente social tem um foco de trabalho importantíssimo na sociedade, com funções destacadas de apoio à família, posto que representa o elo de equilíbrio em situações de risco, de vulnerabilidade social.

"É o agente responsável, em casos semelhantes", observa Jean. "Mas falta ainda muita coisa para que possa se enquadrar numa categoria reconhecida pelo seu grande valor. Alguns avanços se consolidaram ao longo dos anos, enquanto outras pretensas conquistas permanecem estagnadas, a despeito do esforço contínuo e coletivo feito por esses excelentes profissionais".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara