Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
21/05/2013
Câmara Municipal adere campanha do Dia Mundial Sem Tabaco

A Câmara Municipal de Cuiabá, juntamente com os servidores públicos de apoio logístico de saúde, adere à campanha promovida pela UNIVAG em conjunto com a Organização Mundial de Saúde em prol do “Dia Mundial sem Tabaco”.


O evento será realizado no dia 24 deste mês, na praça Alencastro no centro de Cuiabá, das 8h às 17h. A previsão é atender cerca de mil pessoas, através do trabalho voluntário de 150 parceiros. Serão realizados exames médicos e odontológicos à população.


Os objetivos desta campanha são: Alertar as pessoas sobre os riscos à saúde que o tabagismo possa promover; Orientar sobre o caráter da dependência química e psicológica do tabaco; Mostrar os riscos e danos do fumo passivo e ativo; Sensibilizar a população quanto à natureza ilusória e enganosa de campanhas do tabaco.


Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987. Este ano o tema escolhido é “Banir a Publicidade e Promoção do Tabaco, bem como o Patrocínio pela Indústria Tabageira”.


Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer (Inca), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aproximadamente 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos fumavam derivados de tabaco.


 Apesar de 93% dos fumantes declararem ter ciência dos males do fumo e 67% ter percebido campanhas antitabaco nos meios de comunicação, apenas 52% tinham planos de parar e só 7% queriam por a ideia em prática no mês seguinte à pesquisa. Entre o total de fumantes, cerca de 85% consumiam tabaco diariamente, sendo que 33% fumavam, em média, de 15 a 24 cigarros por dia.

 


Stephanie Romero - Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.