22/05/2013
Emanuel afirma que Legislativo apoiará ações da futura MAPAS
Ao se reunir hoje (22-05) no seu gabinete com os membros da diretoria da futura MAPAS/MT, associação sem fins lucrativos, que vai trabalhar no apoio aos familiares vítimas da dependência química, a futura diretoria, a ser oficializada dia 19 próximo, por ocasião da Semana Estadual Antidrogas, expôs ao presidente do Legislativo, João Emanuel, PSD, as propostas de trabalho que serão desencadeadas. "Queremos ser parceiros institucionais da Câmara", frisou Roseli Cordeiro, já escolhida como a presidente da entidade. O nome MAPAS, segundo explicou, decorre do fato de Cuiabá estar localizada no coração da América Latina. "E o Paço Moreira Cabral abriga o Centro Geodésico".

"Desde já, coloco-me - e esta instituição parlamentar - à disposição de vocês", afirmou João Emanuel ao se inteirar da proposta da MAPAS. "Vamos trabalhar juntos para que os resultados aconteçam de forma ágil e a contento de quantos sofrem com a imposição das drogas nas famílias. Porque, se existe um doente no elo familiar, todos padecem com isso. Principalmente as mães. E uma das principais propostas parlamentares que defendo neste mandato é o de combate às drogas e apoio geral (clínico/psicológico) àqueles que foram escravizados pelo vício".

Participaram dessa reunião com João Emanuel a presidente da MAPAS, Roseli Cordeiro, Vera Lúcia Oliveira (vice), Simone Aparecida de Queiroz (assistente social) e Eliana Lúcia de Lima e Silva (Conselho Fiscal), cargos nos quais serão oficializadas na Assembleia Geral Extraordinária de fundação, dia 19 de junho. Também o vereador Clovito Hugueney, PTB, se solidarizou à causa da futura entidade, que pretende ampliar suas ações para outros municípios, estados e até mesmo fora do País.

"Vocês estão de parabéns, conforme já assinalou o presidente João Emanuel, por encampar uma luta tão difícil. O combate às drogas, e o apoio aos dependentes químicos/familiares, tem sido um dos dilemas atuais também em Cuiabá, a exemplo de outras partes do País e do mundo. Particularmente, sou simpático a qualquer trabalho que possa ser feito nesse sentido, o que inclui internações compulsórias daqueles que não têm mais condições de se livrar do vício por conta própria".

A futura presidente agradeceu o apoio da instituição à causa da MAPAS. "Nossa proposta é de que a futura associação se torne uma confederação, unifique o discurso de quantos labutam nesse tema. Sabemos que as mães sofrem tanto ou mais quando os filhos ingressam nas drogas, tornando-se dependentes. A aflição de uma mãe não se explica... Precisam de orientação psicológica e para promover encaminhamentos jurídicos e outras providências".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital