28/05/2013
Câmara aprova destinação do PAC 2

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou na manhã dessa terça-feira (28) mensagem enviada pela Prefeitura Municipal que destina aproximadamente R$ 130 milhões para diversos bairros através da segunda etapa do Programa Aceleração do Crescimento (PAC 2). Mesmo apoiando a proposta, os parlamentares criticaram o Executivo por enviar a matéria apenas 5 dias antes de vencer o prazo para aprovação, o que impediu discussão do tema.

De acordo com a mensagem, serão contemplados os bairros Pedra 90, Novo Paraíso II, Jardim Umuarama, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, Jardim União, Dr. Fábio I e Altos da Serra. Mesmo concordando com a escolha, os parlamentares alegaram que não puderam discutir o assunto porque só tiveram a sessão dessa terça para votar a matéria. Caso contrário, a Capital poderia perder os recursos para o governo federal.

“O que nós não concordamos é com o envio da mensagem encima da hora. Não pudemos discutir nada. Por que o município não enviou a mensagem enquanto elaborava o projeto? Poderíamos ter feito uma discussão com a sociedade nesse intervalo de tempo”, afirma o vereador Onofre Júnior (PSB), primeiro vice-presidente da Câmara, que considerou vexatória a situação na qual se viram os parlamentares.

O vereador Toninho de Souza (PSD) também criticou a forma atabalhoada com a qual o município tratou o assunto. “Nós ficamos obrigados a aprovar a proposta sem discussão, sob risco da cidade perder recursos tão importantes”.

Na mesma linha seguiu o vereador Mário Nadaf (PV), ao ressaltar a importância do projeto diante do fato de que os recursos terão carência de 4 anos para pagamento e representarão investimentos em 120 km de asfaltamento urbano. “Não discordamos da escolha dos bairros, mas temos outros bairros antigos, como o Coophema, que tem 30 anos, e ficou de fora. Poderíamos ter feito essa discussão com a sociedade”, completa Allan Kardec (PT).

Essa é a segunda vez que a Prefeitura corre risco de perder recursos. No caso da Lei que autoriza o município a captar convênios para a área de aqüicultura, o protocolo da mensagem ocorreu no dia 30 de abril, último dia permitido pelo governo federal.

Secom Câmara