06/06/2013
Vereador Arilson reforça luta pela UPA Pascoal Ramos e destaca Defensoria Pública
Mais uma vez a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos volta a ser notícia em Cuiabá. Desta vez foi a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso que afirmou a inviabilidade da transferência da unidade para o terreno da Avenida das Torres e destacou que o atual local no bairro Pascoal Ramos comporta a construção do prédio.  O vereador Arilson da Silva, do Partido dos Trabalhadores, reafirma sua defesa pela manutenção da UPA no bairro e destacou o posicionamento da Defensoria durante sessão da Câmara desta terça-feira (04).

Segundo o vereador Arilson, vidas correm o risco de não serem salvas caso a construção da UPA no local já definido não seja realizada. “Já está mais do claro que a UPA deve ser construída no Pascoal Ramos. A população vive a expectativa da construção desta obra e sofre com a possibilidade da transferência. A Defensoria Pública reforça nossa tese de que a unidade de saúde deve ser construída no bairro, o Crea-MT já fez a mesma afirmação, o que não faltam são provas de que a UPA deve ser construída no Pascoal Ramos. Vidas estão em risco com todos estes atrasos”.

Ministério da Saúde

Após análise da situação da UPA Pascoal Ramos e a proposta de transferência para o terreno localizado na Avenida das Torres, a defensora Pública, Fernanda Maria Cícero de Sá Soares, concluiu em seu relatório técnico que é totalmente inviável a relocação da UPA Pascoal Ramos para a área localizada na Avenida das Torres ou em outra área qualquer. Estas informações foram entregues ao ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha.

O ofício encaminhado ao Ministério da Saúde elenca os motivos para a não remoção da UPA do Pascoal Ramos e destaca que o local onde as obras iniciaram tem condições para a construção do prédio e atende aos quesitos para receber a unidade.

A UPA Pascoal Ramos atenderá os moradores de toda região Sul de Cuiabá, região que está em fase de ampliação com o surgimento de novos bairros e residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. Entre os bairro próximos ao Pascoal Ramos estão Jardim Industriário, Pedra 90, São Sebastião, Osmar Cabral, Tijucal, Residencial Coxipó, Parque Cuiabá, toda região do Cinturão Verde e comunidades rurais, além de moradores do Olho D´Água, entre outros.

Defesa da UPA Pascoal Ramos

A luta pela permanência da UPA Pascoal Ramos foi intensificada no inicio do ano quando a Prefeitura paralisou as obras com justificativa de que o terreno era impróprio. Tal desculpa foi desconstruída pelo Crea-MT que emitiu parecer favorável ao terreno.

Uma das Sessões Itinerantes da Câmara foi justamente realizada no Pascoal Ramos para reforçar a reivindicação dos moradores pela permanência da UPA no bairro. Entre os que defendem a continuidade das obras no Pascoal Ramos estão o presidente da Câmara, João Emanuel, Arilson da Silva, Ricardo Saad e Maurélio Ribeiro, além de outras lideranças.

Marcela Brito - Assessoria Vereador

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital