11/06/2013
Câmara e Inmetro firmam parceria de trabalho
Otmar de Oliveira
Clodoaldo Ferreira, presidente do Inmetro MT
Na sessão plenária de hoje (11-06), o presidente do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em MT, Clodoaldo Ferreira, solicitou do Parlamento cuiabano para que oficialize parceria de trabalho, para verificação de toda a aparelhagem utilizada na rede médica hospitalar da capital, entre outras ações conjuntas em prol de maior segurança à saúde da população.

O Inmetro entende que a Saúde é uma área social de importância destacada, portanto deve merecer um olhar contínuo dos órgãos fiscalizadores. Clodoaldo citou ser preciso haver maior conscientização por parte dos profissionais desse segmento no tocante às condições operacionais dos equipamentos utilizados diariamente.

"Na realidade, o Inmetro encontra certa dificuldade para que o médico colabore nisso. Nossa sugestão é para que a Câmara Municipal elabore um projeto de lei instituindo a obrigatoriedade de que, no ato da concessão dos alvarás de funcionamento, a empresa apresente um certificado de verificação de todos os intrumentos de trabalho do médico. Este projeto seria um ótimo dispositivo de defesa", disse.

Conforme o presidente do Legislativo, João Emanuel, PSD, o Inmetro pode contar integralmente com os vereadores para melhor desenvolvimento de suas atividades. "Uma parceria deste tipo fortalece também a Câmara, pois possibilita ampla colheita de frutos sociais, motivação dos munícipes ao nos eleger.

Os vereadores Ricardo Saad e Maurélio Ribeiro (PSDB), que são médicos, sabem da importância que análises regulares e criteriosas nos equipamentos utilizados na Saúde representam".

INMETRO...

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se:
- Executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade;

- Verificar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos;

- Manter e conservar os padrões das unidades de medida, assim como implantar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no País, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando, em nível primário, à sua aceitação universal e, em nível secundário, à sua utilização como suporte ao setor produtivo, com vistas à qualidade de bens e serviços;

- Fortalecer a participação do País nas atividades internacionais relacionadas com metrologia e qualidade, além de promover o intercâmbio com entidades e organismos estrangeiros e internacionais;

- Prestar suporte técnico e administrativo ao Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Conmetro, bem assim aos seus comitês de assessoramento, atuando como sua Secretaria-Executiva;

- Fomentar a utilização da técnica de gestão da qualidade nas empresas brasileiras;

- Planejar e executar as atividades de acreditação de laboratórios de calibração e de ensaios, de provedores de ensaios de proficiência, de organismos de certificação, de inspeção, de treinamento e de outros, necessários ao desenvolvimento da infra-estrutura de serviços tecnológicos no País;

- Desenvolvimento, no âmbito do Sinmetro, de programas de avaliação da conformidade nas áreas de produtos, processos, serviços e pessoal, compulsórios ou voluntários, que envolvem a aprovação de regulamentos.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues