13/06/2013
Frei Moacir agradece apoio do Parlamento
Otmar de Oliveira
Na Tribuna Livre de hoje (13-06), frei Moacir Malaquias Júnior, da Ordem Franciscana, agradeceu o apoio que a Casa de Leis tem direcionado aos interesses da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Cuiabá), sob sua coordenação. "Resido nesta capital há pouco tempo, depois de permanecer por 14 anos na Itália, onde pude servir aos dois últimos Papas, João Paulo II e Bento XVI. Ali celebrei missas, inclusive na capela onde repousa o corpo de Santo Antônio de Pádua”.

Ao ser transferido para Cuiabá, citou o franciscano, ele foi agraciado com o título de Cidadão Cuiabano, “honraria notável, que muito me emocionou". Para frei Moacir, é importante cultuar sentimentos de fé, pois isso possibilita maior aproximação com Deus.

"Hoje é o Dia de Santo Antônio, data festiva para todos os franciscanos. Trata-se do santo mais conhecido e amado no mundo, até mesmo pelos muçulmanos, budistas, em função de sua figura humana ter se universalizado, a de praticante da caridade e de pregador da paz. Paz, que, por sinal, observamos nos dias atuais, não tem sido a tônica das ações dos nossos semelhantes, principalmente em relação aos jovens. Hospitais, presídios e cemitérios estão abarrotados de pessoas de idade tenra. Tragédias que eclodem nos recintos familiares, onde também falta paz, falta Deus nos corações".

O sacerdote citou que sua paróquia sempre realiza, em outubro, a Caminhada da Paz, justamente para cunhar essa mensagem franciscana no coração das pessoas. "Paz que Santo Antônio tanto falava. A família se encontra carente de assistência social em todos os setores”.

Ao final do seu pronunciamento, frei Moacir agradeceu todos os vereadores pela receptividade e, em particular, o convite feito pelo vereador Arilson da Silva, PT, para que se posicionasse na Tribuna Livre. Também convidou os membros do Parlamento para que prestigiem a II Festa de Santo Antônio na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. “É uma festa bonita. Hoje haverá o levantamento do mastro, na pracinha do Morada do Sol, às 19h30m. A quermesse será no sábado, mesmo horário”.

O presidente do Legislativo, João Emanuel, PSD, e o 1º vice-presidente, Onofre Júnior, PSB, afirmaram que os resultados desse empenho de frei Moacir à frente da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe "são positivamente visíveis", parabenizando-o pela dedicação extremada à causa social.

"Frei Moacir é um missionário de Deus, pessoa iluminada em todos os sentidos. Só temos a agradecê-lo pelo muito que faz de forma dedicada, em paralelo com os princípios de caridade praticados por Santo Antônio", destacou Emanuel. Ainda acentuou que "a prática da religiosidade no âmago das pessoas é alimento consagrado para motivá-las a vencer qualquer tipo de atribulação, mantendo-as distantes das tentações e focadas na meta de fazer o bem pelo próximo".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara