Início
NOTÍCIAS
17/06/2013
Emanuel consegue vinda da Interlegis, do Senado, para capacitar vereadores
Otmar de Oliveira
O presidente da Casa de Leis da capital mato-grossense, vereador João Emanuel, PSD, é o autor da proposta que consolidou na vinda de uma comissão de técnicos legislativos do Senado Federal a Cuiabá, do dia 1º a 14 de julho. São membros do Interlegis, equipe encarregada de capacitar os legisladores dos 13 Parlamentos Municipais que integram a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Treinamento que Emanuel qualifica de "missão importantíssima, com desenvoltura ágil, para melhor resultado dos trabalhos desempenhados pelos representantes populares".
 
Conforme o dirigente do Parlamento cuiabano, este simpósio será altamente construtivo, e a tendência - prevê - é de que provoque debates capazes de alterar o Regimento Interno da Câmara. "Os parlamentares terão uma ideia mais clara acerca da amplitude de suas ações. Na prática, isto significa que poderão se municiar de argumentos sólidos para melhor conhecimento e desenvoltura de análises técnicas a cargo dos órgãos. É fator fundamental na avaliação de matérias complexas, a exemplo da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, LOA - Lei Orçamentária Anual e PPA - Plano Plurianual, entre outras. Em resumo, os vereadores irão assimilar tudo aquilo que for útil ao desenvolvimento de suas atividades cotidianas".
 
Emanuel recorda que, até há poucos meses, o Legislativo de Cuiabá não gozava de bom conceito junto à população, em função de falhas registradas ao longo de outras gestões. "O povo assimilou que esses erros seriam sequenciais, permanentes, e então a confiança no parlamentar se esvaiu parcialmente. Mas não é por aí. Ao hastear uma bandeira de lutas rumo à presidência, assumimos o compromisso de resgatar a confiança da população nos seus legisladores. Fico feliz por termos avançado bastante nesse aspecto em poucos meses de gestão. O tom de incentivo procede dos segmentos comunitários, das lideranças que se sentiam abandonadas pelos gestores. Agora, com a vinda dos técnicos da Interlegis, parlamentares e assessorias serão capacitados ainda mais para aprimorar esses serviços prestados à comunidade cuiabana".
 
Um dos dispositivos de aperfeiçoamento dos módulos de trabalho adotados pela atual Mesa Diretora, diz João Emanuel, enfoca maior proximidade, em nível de capacitação, com o Tribunal de Contas de Mato Grosso, e também com a ALMT. "Ambos os órgãos têm sido úteis, pois detêm notória experiência técnica e legal. O TCE/MT, por exemplo, tem sido aliado valioso no que se relaciona à disponibilidade permanente de capacitação em matérias que exigem conhecimento técnico aprofundado. O mais importante é assimilarmos esses avanços, captá-los na sua essência, para empregá-los no bem comum. Assim, não desperdiçamos tais oportunidades. Mesmo porque se constituem em valioso instrumento de melhoria geral no desempenho deste Parlamento em prol do município e dos seus habitantes".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
09/08 - Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano
09/08 - Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
09/08 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.