15/02/2007
Lideranças reafirmam compromissos com o desenvolvimento de Cuiabá
Líderes dos partidos que compõem a bancada da 16 ª legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá reafirmaram na tribuna o compromisso de lutar, promover o debate, e garantir espaço para representantes dos diversos segmentos da sociedade e defender os interesses da coletividade.

Os vereadores também falaram da expectativa com a nova Mesa Diretora, principalmente na relação do poder com o executivo. Todos os parlamentares afirmaram o compromisso de apoiar as decisões dos membros da mesa no cumprimento dos compromissos assumidos, para a gestão: “Unidade, Independência e Ação”.

O líder do PTB, vereador Clovito reafirmou o apoio do partido para as ações do prefeito que representem benefícios para a sociedade. Disse que existem problemas crônicos na área social, de saúde e segurança, mas afirmou que não se deve fazer oposição pelo simples fato de ser oposição.

Lúdio Cabral (PT) lembrou que a Câmara terá uma tarefa pesada em 2007 na discussão de assuntos importantes como concessão dos serviços da Sanecap, apreciação dos vetos do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores e transporte coletivo. “Como vereador além de projetos terei a missão de fiscalizar e cobrar a execução das leis aprovadas pelo legislativo”, afirmou.

Recém empossada, a vereadora Enelinda Scala (PT) usou a tribuna para relembrar que a sua atuação parlamentar é uma vontade de Deus que garantiu o seu retorno as atividades. Da Mesa Diretora espera ações que definam uma nova fase do legislativo, a total redemocratização, um salto qualitativo, com melhores condições de trabalho e o resultado final na melhoria de serviços para a sociedade.

Líder do PSB, o vereador Éden Capistrano disse que a nova Mesa diretora tem o compromisso de promover mudanças no regimento interno, ações que representem transparência, um modelo diferente de gestão que resultem em benefícios para a comunidade e melhores condições de trabalho dos vereadores.

Mário Lúcio (PMDB) cobrou da nova Mesa mais estrutura de trabalho. Na relação do Poder com o Executivo o vereador criticou a falta de resposta para as lutas que travou nos primeiros anos em defesa dos portadores de deficiência. “Infelizmente a prefeitura não deu as resposta necessárias para o segmento. Nesse ponto o governo do estado avançou”, desabafou.

Permínio Pinto (PSDB) disse que a expectativa em relação à nova Mesa é grande e espera o cumprimento de promessas assumidas em campanha.

Como líder do PFL, o vereador Luiz Marinho cobrou da nova Mesa a manutenção do site, TV Câmara e do jornal institucional, que possibilitam maior inteiração do vereador com a comunidade. Ele lembrou que é necessário investir na informação para garantir o processo de participação popular.

Marcus Fabrício (PP) lamentou a ausência do prefeito durante a sessão solene de abertura dos trabalhos e alertou a sociedade sobre a responsabilidade do parlamento municipal em 2007, diante da decisão de assuntos que afetam diretamente a vida das pessoas que vivem em Cuiabá com a questão da água, transporte coletivo e projetos na área social.

Já o líder do prefeito na Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Edvá Alves, (PSDB) disse que a sua posição é de conciliador. “Toda discussão enriquece o texto. Estou buscando, sem exceção de partidos o aperfeiçoamento das mensagens do executivo. O vereador disse que não teme o debate pois ele só promoverá crescimento e benefícios para a sociedade. Edivá também justificou a ausência do prefeito na sessão, relembrando que Wilson Santos sempre estabeleceu um profundo respeito e admiração pelo Poder Legislativo, o qual considera de todos os poderes o mais lídimo representante dos anseios populares” esclareceu.

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Roseli Cordeiro