19/06/2013
Emanuel afirma que MAPAS pode contar com total apoio da Câmara
Otmar de Oliveira
O presidente do Legislativo da capital mato-grossense, vereador João Emanuel, PSD, que endossou integral apoio à fundação da entidade representativa da MAPAS - Movimento Antidrogas dos Povos da América do Sul em Mato Grosso, com sede em Cuiabá, afirmou hoje (19-06) que o Parlamento cuiabano está continuamente a postos para auxiliar no trabalho a ser desenvolvido pela Associação de Apoio aos Familiares e Vítimas de Dependência Química. "Esta Casa de Leis tem registrado diuturnamente várias ações no combate às drogas e apoio aos dependentes, inclusive com audiências públicas. Esta entidade, cujo berço de fundação é o Parlamento Municipal, pode se considerar 100% respaldada pelos seus integrantes, seja com a disponibilização de espaços às reuniões de trabalho e iniciativas conjuntas com as demais instituições parceiras".  Ao unificar forças sociais - acentuou Emanuel -, "a tendência é de que o mal imposto pelas drogas aos dependentes e familiares seja minimizado. Um dia haveremos de extirpar essa erva daninha de vez da sociedade".

Ele disse ainda se sentir honrado e com duplo compromisso de auxiliar a associação pelo fato de ela ter nascido no recinto parlamentar (Plenário Ana Maria do Couto). "A solenidade de lançamento do Movimento Antidrogas dos Povos da América do Sul (MAPAS) no Paço Pascoal Moreira Cabral nos compromete a trabalhar muito para que os frutos almejados de combate a este mal social possam ser colhidos o mais breve possível. Está de parabéns a jornalista Roseli Cordeiro, pela iniciativa, e os demais membros da entidade que preside, na realidade guerreiros de plantão, juntamente com os parceiros instituicionais, onde nos incluímos. Prevalece agora uma perspectiva animadora  às famílias que não tinham mais esperança de reaver seus filhos das garras letais geradas pela dependência química".

Para o vereador Marcrean dos Santos, PRTB, "estamos cansados de toda essa droga que tantos males causa à sociedade, dizimando vidas e a estrutura familiar. No que depender do empenho dos parlamentares, vamos combatê-la até vencer", garantiu. O presidente da FEMAB, Walter Arruda, também presente, acentuou que tem presenciado ocorrências tristes nos quatro polos da capital. "Infelizmente, a dependência química e em relação a outros tipos de drogas está acentuada nos quadrantes de toda a sociedade, da classe baixa à alta. A maioria dos fatos sangrentos e impensados tem motivação no desvario causado pelas drogas. Então, cabe a todos lutar para que esse mal seja banido na sua origem. A MAPAS tem este propósito, e a entidade que fundou para representar em MT o Movimento Antidrogas é uma iniciativa importantíssima, digna de aplausos e de uma manifestação maciça do corpo de voluntariado . Unidos, fica difícil esse monstro nos vencer".

A assistente social Simone Aparecida Queiroz, coordenadora do Serviço Social da MAPAS, explicou que tem consciência de que a entidade terá muito trabalho à frente. "É, principalmente, um grande desafio, mas chegaremos lá. Vamos conclamar toda a sociedade a nos auxiliar efetivamente". Opinião compartilhada pela capitão PM Silbene Cristina do Nascimento Rabelo. "Nós, da PMMT, já atuamos preventivamente,  com palestras nas unidades escolares e associações de bairro. Acho que um dos pontos mais importantes é a prevenção, principalmente no que se relaciona a crianças e adolescentes, as maiores vítimas. Assim, conversamos muito com os pais, professores, instruindo-os acerca dos cuidados que devem ser adotados no dia a dia. O lançamento da entidade da MAPAS acontece em boa hora, é iniciativa digna de aplausos. E pode contar também com a PM".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara