28/11/2007
Pesquisa revela desigualdade de renda em Cuiabá
O mapa de ocupação e do desemprego em Cuiabá revela concentração de renda nas mãos de uma minoria e uma maioria, e 50% sobrevivendo com renda de até três salários mínimos. Apenas 5% da população ganha acima de R$ 3.500 Reais. Esses dados foram apresentados na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá, durante sessão ordinária. De acordo com o representante da Prodata/Folha Pesquisa, Maurício Munhoz, foi realizada 1.042 entrevistas em 118 bairros no período de 05,06 e 07 de outubro de 2007.

A pesquisa buscou pessoas com idade superior a 16 anos. No item escolaridade a pesquisa revela que 50,9% dos entrevistados possuem ensino médio, 20,2% superior ou incompleto, 18,2% ensino fundamental completo ou incompleto, 8,4% ensino fundamental completo ou incompleto e 2,3% analfabeto; sem instrução e menos de um ano de estudo.

O comércio, incluindo também alimentos, entretenimento e turismo absorve 38,2%dos entrevistados, serviço públicos, 8,3% . A pesquisa também revela que 9,8% dos entrevistados estão desempregados e 8,1% na informalidade.

Os pesquisadores estiveram em campo, verificando o aspecto informalidade como sendo trabalho definido como o de camelô ou com características rudimentares de operação, como barracas de cachorro quente, espetinho, vendedores ambulantes de produtos do Paraguai, de salgadinhos, ou similares não levando em consideração o registro em carteira de trabalho, ou seja, se a pessoa está desempregada em algum estabelecimento que não se encaixe nos itens citados.