08/07/2013
Vereador Arilson participa de ato pela retirada das Torres no Santa Amália
Moradores do bairro Santa Amália realizaram neste sábado (06) um ato pela retirada das torres de alta tensão da Rede Cemat instalada nas calçadas desde janeiro desde ano. O manifesto foi para cobrar a Rede e mobilizar os participantes para a contagem regressiva para que o linhão seja retirado da Rua Rouxinol. O prazo determina que a Rede retire as torres até o dia 30 de julho.

O prazo foi dado pela Prefeitura de Cuiabá que determina a Rede que suspenda a instalação das torres com a retirada. A determinação foi protocolada no dia 30 de abril e determina que a empresa cumpra a remoção no prazo de noventa dias. A Prefeitura afirma que as torres da Rede impossibilitam a acessibilidade e estão em desacordo com a Lei Complementar de Gerenciamento Urbano.

O impasse entre a Rede e os moradores do Santa Amália foi intensificado em janeiro desta ano quando a empresa, sem dialogar com os proprietários dos imóveis da rua Rouxinol, começaram a quebrar as calçadas e instalar torres de alta tensão para abastecer a fábrica de cimentos Votorantin. Uma série de reuniões foi realizada com a participação do vereador Arilson da Silva, além de outras autoridades, em defesa da causa dos moradores. A primeira sessão itinerante dos vereadores foi realizada no bairro para debater este assunto, entre outros.

Contagem regressiva

Para marcar o prazo final para o cumprimento da retirada das torres, os moradores do Santa Amália lançarão nesta semana um painel onde marcará os dias que faltam para o dia 30 de julho, data final para a permanência das torres. O painel será instalado em uma das torres.

Para o presidente do bairro, Rowel Araujo, os moradores estão na luta pela direito de ter a determinação judicial cumprida e a tranquilidade de volta. “Desde que o linhão foi colocado nas nossas calçadas que os moradores vivem temerosos com estas estruturas enormes”.

A ação contou a participação de parlamentares, como o vereador Arilson da Silva, e líderes comunitários da região.

Marcela Brito