10/07/2013
"Audiência pública é importante para população checar contas", diz Oséas
Wálter Machado
Autor do requerimento da audiência pública que será realizada neste dia 15, às 9 horas, no plenário da Câmara de Cuiabá, o vereador Oséas Machado, PSC, presidente da Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Execução Orçamentária do Legislativo, afirmou hoje (10-07) que a apresentação do relatório de gestão fiscal, referente ao 1º quadrimestre/2013, oportuniza com que todos se inteirem acerca do andamento das contas da Municipalidade. Ele acrescenta que a função do vereador também se enquadra na categoria de fiscal contumaz da administração pública, não apenas de intermediador entre as comunidade e o Poder Público, quando o parlamentar exige do Executivo soluções às demandas elencadas pela população.

"Na realidade, a apresentação deste relatório já está até atrasada. Mas é importante destacar que um bom gestor não ofusca a apresentação periódica da planilha financeira do município, exibindo-a de forma  transparente e acessível. Até mesmo para que seu trabalho obtenha crescente confiabilidade e apoio oficial de órgãos institucionais dos quais se vale para ofertar mais serviços e com maior qualidade em todos os setores da administração".

A opinião de Oséas é compartilhada pelo presidente da Casa de Leis, João Emanuel, PSD,  e pelos demais integrantes do Parlamento, que apontam a transparência do emprego adequado dos recursos públicos como fator fundamental de qualquer gestão que objetive avançar nas mais distintas áreas de trabalho, sem comprometer o Orçamento Municipal. O dirigente parlamentar salienta que "o novo Brasil", visualizado nas últimas manifestações, atesta que o povo brasileiro não pode jamais ser qualificado de comodista, pois tem exigido satisfações sobre os destinos do País.

"É quem paga impostos, a fim de obter melhorias gerais na comunidade. Portanto, tem pleno direito de exigir que os parlamentares atuem satisfatoriamente nas bases políticas. O povo quer saber qual é o montante e destino dos investimentos financeiros a cargo do Executivo Municipal. Isso é consciência cívica, exercício de cidadania. Justificar o emprego de cada centavo do erário público significa transparência do trabalho realizado em prol da cidade e dos munícipes", observa Emanuel.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara