11/07/2013
Dilemário Alencar afirma que VLT não ficará pronto integralmente
Na sessão plenária de hoje (11-07), o petebista Dilemário Alencar posicionou-se na tribuna para afirmar que as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) não ficarão prontas na sua totalidade na data anunciada pelo governador Silval Barbosa. "Ele {Silval} vem anunciando na imprensa que o prazo do VLT será cumprido à risca. Porém, eu digo que não. Os 22 quilômetros e meio do VLT não ficam prontos na data anunciada pelo governador. Isso porque as obras têm andado a passo de tartaruga, todo mundo é testemunha. E o VLT custará R$ 1,5 bilhão, pelas últimas estimativas. O governador também afirmou que iria entregar a trincheira do Despraiado, que está no mesmo compasso de atraso".

Dilemário preside a Comissão para Acompanhamento das Obras da Copa 2014 no Parlamento cuiabano. Na próxima sessão, adiantou, a comissão irá entregar relatório para cobrar do governo estadual mais celeridade nos empreendimentos, transparência nos gastos públicos e outras coisas que a população deseja ter total conhecimento. O vereador considera absurdo que o governo tenha oficializado à ALMT um pedido de suplementação orçamentária de mais R$ 120 milhões destinados à finalização das obras da Arena Pantanal, no Verdão, prevista para ser entregue em outubro próximo. O investimentos está orçado em R$ 700 milhões.

"Com pouco mais do que isso, Cuiabá seria totalmente asfaltada. Não haveria uma só rua sem pavimentação asfáltica, material de ótima qualidade, veja bem, não aquele asfalto casquinha. O prefeito Mauro lançou programa Novos Caminhos, que possibilitará asfaltar uns 200 quilômetros na capital. Mas, e o resto? Goiânia, veja bem, não tem um palmo de terra no setor urbano, é tudo asfalto. Um grande exemplo. Portanto, cabe aos cuiabanos e mato-grossenses, em geral, fiscalizar essas obras da Copa. No final, seremos nós a pagar as contas".

Alencar propôs ainda a realização de uma audiência pública em agosto próximo, quando a Câmara Municipal convocará a diretoria da Secopa e o governador Silval Barbosa, a fim de prestarem os devidos esclarecimentos sobre os empreendimentos tocados em Cuiabá e em Várzea Grande, posto que os desvios impostos pelas obras têm comprometido a livre circulação de tráfego entre os municípios interligados, observa. "Esta audiência pública é excelente oportunidade para que o governo explique tudo, esclareça sobre os recursos aplicados nas obras, critérios dos investimentos, perspectivas de gastos finais, prazos, etc... O povo quer saber e tem direito a isso".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara