11/07/2013
Bairros da capital estão sedentos, diz Oséas
Otmar de Oliveira
O vereador Oséas Machado, PSC, posicionou-se hoje (11-07) de forma preocupante em relação à escassez d'água registrada diariamente nos bairros periféricos da capital, a ponto de alguns moradores afirmarem estar sedentos e "vivenciar situação de deserto". O parlamentar cobra soluções imediatas da CAB Ambiental, que assumiu os serviços de abastecimento e saneamento básico no lugar da Sanecap.
"Já fiz indicação anterior para que a CAB tenha maior responsabilidade no que se relaciona às suas atribuições. Na prática, infelizmente, isso não acontece".

Oséas afirmou estranhar a 'ágil competência de cobrança de contas demonstrada pela CAB', enquanto apenas vento chega fácil às torneiras de várias comunidades da capital, ressalva. "Cobram com eficiência surpreendente. Porém, inexiste serviço real que justifique tais cobranças. O vento "fornecido" pela CAB faz com que os hidrômetros da empresa girem e, consequentemente, registrem consumo fantasma de água. Os usuários até aceitam pagar as tarifas estipuladas pela CAB, que já são altíssimas, mas exigem uma contrapartida competente. Ou seja, água. Ultimamente, a população periférica tem quitado tarifas geradas apenas por vento".

Segundo o vereador, os bairros integrantes da região do Grande Pedra 90, Planalto e do Grande CPA, são os que mais sofrem. "No início, para amenizar as denúncias veiculadas na imprensa, a CAB até mostrou algum serviço pela comunidade, sendo elogiada. Depois, deixou tudo pra lá, como se a população de Cuiabá não merecesse mais qualquer atenção e respeito. Não é por aí. O Três Barras, do CPA, vive situação de caos quase diário por causa dessa ineficiência operacional da CAB. Ao que parece, a empresa optou por priorizar somente um sistema competente de cobrança. Encontra-se muito à vontade para agir da forma que deseja. Fornecer água, é visível, deixou de constar do seu calendário de atividades diárias".

Na opinião do peemedebista Domingos Sávio, a CAB não era sequer para ter participado do processo licitatório da Sanecap. "O então presidente Araí, todo mundo sabe, abriu as portas da Sanecap uns seis meses antes, a fim de que a CAB fizesse varredura analítica de tudo que acontece na empresa. Assim, a CAB já obteve vantagem na disputa para assumir os serviços da Sanecap. Procedimento desleal em relação aos demais concorrentes da licitação. A CAB, no final, ganhou fácil, e realmente se encontra em posição cômoda para fazer aquilo que quer. Atender Cuiabá, suprir as demandas do município no segmento que assumiu, ao que tudo indica não é de sua responsabilidade".

O vereador lamentou existir o que qualifica de "visível escudo protetor em torno da CAB". Inclusive - frisou - "isso parece estar presente em repartições públicas que deveriam zelar pelas arbitrariedades que a empresa comete livremente contra o município de Cuiabá". Sávio disse ter protocolado várias denúncias contra a CAB  no Ministério Público. Enfim, continuo aguardando alguma ação efetiva daquele órgão. Mais de 100 bairros de Cuiabá carecem de fornecimento pelo menos regular de água. Sem falar na situação dos esgotos a céu aberto e, também, os que desaguam 'in-natura' no Rio Cuiabá. A vida do próprio Pantanal está em jogo, bem comprometida. Com a palavra, os órgãos ambientais do município e do Estado".

João Carlos Queiroz Secom/Cuiabá